A exibição do escudo e nome do América contraria o regulamento da Sul-Americana, que prevê que ‘os clubes que joguem como locais nas partidas oficiais da Conmebol Sul-Americana têm a obrigação de entregar a seus respectivos jogos o estádio livre de todo tipo de publicidade, inclusive institucional e/ou nomes e símbolos de clubes e/ou associações que não participam da partida, com a responsabilidade intransferível de retirar ou cobrir a exposição comercial das marcas que estejam ali presentes’.
O imbróglio com o América é recorrente e já fez o Atlético ser punido em outras oportunidades (contra Danubio-URU e Defensor-URU, pela Copa Libertadores), pois o Coelho não abre mão da exposição de seus símbolos no Horto.
O posicionamento oficial da diretoria americana é que ‘a manutenção da identidade visual do estádio é uma premissa que consta no contrato de cessão do Independência, firmado entre o América e o Governo de Minas’. O clube, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou, ainda, que ‘o estádio não pode receber, em hipótese alguma, eventos em que a identidade visual do América não esteja preservada’.
O Superesportes procurou o vice-presidente do Atlético, Lásaro Cândido da Cunha, para falar sobre o assunto, mas o dirigente disse que não iria se manifestar neste momento.
Reincidência
O Atlético foi punido seis vezes neste ano pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol e acumula 68 mil dólares (aproximadamente R$273 mil) em multas. O clube foi foi apenado por infrações relacionadas à inscrição na Copa Libertadores, à utilização de emblemas no uniforme de jogo, pelo comportamento da torcida, pela exposição dos escudos do América e por irregularidades relacionadas a entrevista de jogadores ao final de jogos.
Veja abaixo a lista de infrações atribuídas ao Atlético pela Conmebol e as multas impostas ao clube.
05/02/2019 - Danubio-URU 2 x 2 Atlético: Multa de 5 mil dólares por erro de posicionamento do patch da Copa Libertadores.
12/02/2019 - Atlético 3 x 2 Danubio-URU (Independência): Multa de 15 mil dólares por erro de posicionamento do patch da Libertadores e exposição dos escudos do América.
26/02/2019 - Multa de 15 mil dólares por atraso no envio da inscrição de jogadores para a Libertadores. À época, 21 clubes sul-americanos foram punidos pelo mesmo motivo.
27/02/2019 - Atlético 0 x 0 Defensor-URU (Independência): Multa de 20 mil dólares por erro de posicionamento de um dos patchs da Copa Libertadores no uniforme e exposição dos escudos do América.
03/04/2019 - Atlético 3 x 2 Zamora-VEN (Mineirão): Multa de 5 mil dólares por estouro de bombas no meio da torcida.
23/04/2019 - Atlético 0 x 1 Nacional-URU (Mineirão): Multa de 8 mil dólares pelo uso de fogos de artifício e estouro de bombas pela torcida, e por infrações relacionadas às entrevistas obrigatórias feitas no gramado, com o uso do backdrop da Conmebol após partidas.
.