Com o resultado, o Atlético continua com 12 pontos. Vice-líder, o clube alvinegro ainda pode ser ultrapassado na tabela por São Paulo, Santos ou Inter, que se enfrentam na Vila Belmiro, e Goiás. No próximo domingo, às 19h, o Galo volta a campo pela Série A e enfrenta o CSA, no Independência. Antes, na terça-feira, recebe o Unión La Calera, pela Copa Sul-Americana.
Atlético é dominado
O Atlético foi dominado pelo Grêmio no primeiro tempo. O time gaúcho teve quase 70% de posse de bola, construindo as melhores oportunidades para marcar. O time de Renato Gaúcho conseguiu emparedar o Galo e só não abriu o placar porque faltou qualidade ao atacante André.
Aos 45 minutos, Zé Welison colocou mão na bola em disputa pelo alto. O árbitro, com ajuda do VAR, assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, André deslocou o goleiro Victor, mas chutou para fora.
Antes disso, o Tricolor criou boas jogadas, mas parou no goleiro Victor, destaque do jogo. O Galo, que tentou atuar bem fechado explorando os contra-ataques, teve apenas uma chance clara de marcar. Aos 23 minutos, Patric cruzou na área, Luan chegou nas costas de Leonardo na segunda trave e bateu de primeira. Paulo Victor fez uma grande defesa.
Gol e vitória do Grêmio
O Atlético se segurou o quanto foi possível. A pressão gremista resultou em gol no início do segundo tempo. Jean Pyerre cobrou escanteio, Rodriguez desviou de cabeça na primeira trave e a bola caiu nos pés de Felipe Vizeu. O centroavante dominou e soltou uma bomba, sem chances para Victor: 1 a 0.
Depois do gol, o Atlético até tentou sair mais para o jogo. O time, contudo, não esteve em uma noite feliz. Muitos erros de passes e dificuldade na criação de jogadas. O melhor momento na etapa final ocorreu 27 minutos. Geuvânio chutou bonito de fora da área no canto do goleiro Paulo Victor, que tirou com as pontas dos dedos.
A partida marcou o reencontro de Diego Tardelli com o Atlético. O atacante, hoje no Grêmio, fez história com a camisa alvinegra ao ser destaque nas conquistas da Copa Libertadores (2013), da Recopa (2014) e da Copa do Brasil (2014). Foi a primeira vez que o jogador enfrentou o Galo depois de se tornar um dos maiores ídolos da história do clube. Tardelli fez uma partida discreta.
GRÊMIO 1 X 0 ATLÉTICO
Grêmio
Paulo Victor, Léo Gomes, Geromel, Rodriguez e Capixaba, Maicon, Michel, Jean Pyerre (Thaciano) e Alisson (Diego Tardelli), Everton e André (Felipe Vizeu)
Técnico: Renato Gaúcho
Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Nathan) e Jair; Luan (Bruno), Cazares (Geuvânio) e Chará; Ricardo Oliveira
Técnico: Rodrigo Santana
Cartões amarelos: Maicon (Grêmio) e Zé Welison, Geuvânio, Patric e Luan (Atlético)
Gol: Vizeu (Grêmio)
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: sábado, 25 de maio, às 19h (Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Carlos Berkenbrock (SC)
Árbitro de vídeo: Heber Roberto Lopes (SC)