A trajetória do Atlético nos últimos Campeonatos Brasileiros teve como coincidência não ir bem contra uma equipe que se tornou pedra no sapato alvinegro, o Grêmio. Vice-líder na atual edição e vindo de derrota para o Unión La Calera por 1 a 0, pela Copa Sul-Americana, o time alvinegro define como prioridade tentar ultrapassar o Palmeiras e assumir novamente a dianteira do Nacional. Para isso, terá de acabar com a escrita negativa contra o tricolor gaúcho, um adversário em crise, sábado, às 19h, em Porto Alegre, pela sexta rodada.
Nos últimos 12 confrontos diante do Grêmio, os mineiros perderam oito, empataram três e venceram apenas um, ainda assim num jogo difícil, com virada improvável por 4 a 3, em 2017, que classificou a equipe para a Sul-Americana. Esse fantasma se acentuou em 2016, quando a equipe perdeu o título da Copa do Brasil para o time do Sul com derrotas por 3 a 1 no Mineirão e empate por 1 a 1 na Arena do Grêmio.
Neste fim de semana, a ideia dos mineiros é aproveitar o momento de instabilidade do Grêmio no Nacional (a equipe ainda não venceu e ocupa a penúltima posição) para obter a terceira vitória seguida como visitante – anteriormente, o Galo venceu Vasco e Ceará, ambos por 2 a 1. O time mineiro viajou diretamente de Santiago para Porto Alegre para evitar maior tempo de espera nos aeroportos e fazer melhor preparação.
Depois de preservar vários titulares no Chile, é certo que o Atlético terá um time mais encorpado para encarar o Grêmio, sinal de que o clube privilegia mesmo a competição nacional. O goleiro Victor, o lateral-esquerdo Fábio Santos, o volante Zé Welison, o armador Cazares e os atacantes Luan e Ricardo Oliveira se encontraram ontem com o restante da delegação para treinar por dois dias em solo gaúcho.
Rodrigo prevê um time com mais dinâmica no Rio Grande do Sul para tentar retomar a liderança do Brasileiro: “Todos são jogadores importantes. Temos um jogo importante no sábado, contra o Grêmio, em que teremos equipe completa. Vamos conversar com toda a comissão técnica para saber se todos terão condições. Se tiverem, estarão em campo para nos ajudar a vencer”.
Se contará com reforços, o Galo não terá o lateral-direito Guga, o zagueiro Réver e o volante Elias. O ex-jogador do Avaí se queixou de incômodo na coxa esquerda e voltou a Belo Horizonte para iniciar o tratamento. Já o capitão da equipe se recupera de fratura no nariz e não tem previsão de voltar aos gramados. Por fim, o camisa 7 cumpre suspensão depois de ser expulso contra o Flamengo, na rodada passada.
OS ÚLTIMOS CONFRONTOS
Data Jogo Estádio Competição
27/4/14 Grêmio 2 x 1 Atlético Arena Grêmio Brasileiro
14/9/14 Atlético 0 x 0 Grêmio Independência Brasileiro
13/8/15 Atlético 0 x 2 Grêmio Independência Brasileiro
29/11/15 Grêmio 2 x 1 Atlético Arena Grêmio Brasileiro
26/5/16 Atlético 0 x 3 Grêmio Independência Brasileiro
28/8/16 Grêmio 1 x 1 Atlético Arena Grêmio Brasileiro
23/11/16 Atlético 1 x 3 Grêmio Mineirão Copa do Brasil
7/12/16 Grêmio 1 x 1 Atlético Arena Grêmio Copa do Brasil
6/8/17 Grêmio 2 x 0 Atlético Arena Grêmio Brasileiro
3/12/17 Atlético 4 x 3 Grêmio Independência Brasileiro
18/7/18 Grêmio 2 x 0 Atlético Arena Grêmio Brasileiro
3/11/18 Atlético 0 x 1 Grêmio Independência Brasileiro