Atlético
None

COPA LIBERTADORES

Por vaga na Sul-Americana, time misto do Atlético visita Zamora em despedida da Libertadores

Times se enfrentam a partir das 19h15 desta terça-feira, na Venezuela

postado em 07/05/2019 06:30

<i>(Foto: Bruno Cantini/Atlético)</i>
O Atlético se despede da Copa Libertadores nesta terça-feira em meio a um clima que mescla melancolia e esperança. Já eliminado da competição, o time alvinegro luta para terminar o Grupo E na terceira colocação e, consequentemente, conseguir vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. Para isso, é preciso vencer o Zamora-VEN. As equipes se enfrentam a partir das 19h15, no estádio ‘La Carolina’, em Barinas, na Venezuela.

Eliminados, Atlético e Zamora somaram três pontos nas cinco primeiras partidas da chave, que tem Cerro Porteño-PAR e Nacional-URU garantidos nas oitavas de final. O time venezuelano tem vantagem sobre o alvinegro por ter melhor saldo de gols: -3 contra -5. Portanto, só a vitória interessa aos mineiros.

Além de valer uma vaga na Sul-Americana, o jogo contra o Zamora pode ter peso histórico para o Atlético. Se não vencer, o time mineiro terá feito a pior campanha de uma equipe brasileira na fase de grupos da Copa Libertadores desde 2000, ano em que a competição passou a ter oito chaves de quatro participantes.

A menor pontuação de um clube brasileiro foi do Flamengo. Em 2002, o time rubro-negro fez apenas quatro pontos no Grupo H. Só uma vitória na Venezuela faria o Atlético ultrapassar a marca dos cariocas. Se empatar, a equipe alvinegra igualará a pontuação (quatro), mas ficará com pior campanha por ter menor saldo de gols (-5 contra -3).

Foco: Campeonato Brasileiro

Apesar da necessidade de vitória, o Atlético não terá força máxima contra o Zamora. O clube optou por dar prioridade ao Campeonato Brasileiro, em que é líder, com nove pontos em três rodadas. A próxima partida da Série A será contra o segundo colocado Palmeiras, neste domingo, às 16h, no Mineirão.

Para o jogo da Libertadores, titulares como o goleiro Victor, o lateral-direito Guga, o meio-campista Elias (suspenso), o meia Cazares (problemas físicos), além dos atacantes Geuvânio (não foi inscrito na Libertadores), Chará e Ricardo Oliveira nem viajaram à Venezuela. A escalação é uma incógnita.

Jogadores, como o centroavante Alerrandro, por exemplo, ganharão oportunidade. Vice-artilheiro do Atlético no ano, com oito gols, o jovem de 19 anos comemorou a possibilidade de substituir Ricardo Oliveira num jogo de Libertadores. “Minha expectativa é poder ajudar o time de qualquer maneira. Vou entrar e dar o meu melhor para ajudar a equipe a sair com a vitória Estou muito preparado, muito confiante”, frisou.

O adversário

<i>(Foto: Divulgação/Zamora)</i>
Após momentos de turbulência, o Zamora tenta emendar resultados positivos. Na Libertadores, derrotou o Cerro Porteño, em casa, por 2 a 1. No Torneio Apertura - correspondente ao primeiro turno do Campeonato Venezuelano -, bateu o Aragua por 2 a 0, na última sexta-feira.

Para os venezuelanos, o objetivo é o mesmo do Atlético: conseguir vaga na Sul-Americana. Num grupo com times tradicionais do continente, a terceira posição seria bastante comemorada pela equipe. O Zamora conta com a possibilidade do empate. Portanto, uma boa atuação do goleiro Graterol pode ser fundamental.

“Estamos apertados, com partidas cruciais, que são muito importantes, mas este elenco está pronto para isso. Nos enchemos de confiança, voltamos a ter a sensação de ganhar, de jogar bem, de estar concentrados. Isso gera um ‘plus’, nos enchemos mais de confiança”, disse.

ZAMORA X ATLÉTICO

Zamora
Joel Graterol; Carlos Castro; Kevin de la Hoz, Ignacio González e González; Oscar Hernández, Gustavo Rojas e Pedro Ramírez; Erickson Gallardo, Antonio Romero (Rodríguez) e Guillermo Paiva
Técnico: José Alí Cañas

Atlético
Cleiton; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison (Adilson); Luan, Jair (Vinicius), Nathan e Maicon Bolt (David Terans); Alerrandro
Técnico: Rodrigo Santana

Motivo: 6ª rodada do Grupo E da Copa Libertadores
Data e horário: terça-feira, 7 de maio de 2019, às 19h15
Local: Estádio Augustín Tovar (‘La Carolina’), em Barinas, na Venezuela

Árbitro: Carlos Herrera Bernal (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Dionisio Ruiz (COL)

Tags: libertadores2019 galo seriea futnacional interiormg atleticomg