Superesportes

ATLÉTICO

Atlético tenta arrancada inédita nos pontos corridos, alcançada pela última vez em 1980

Contra o Ceará, time busca terceira vitória consecutiva no Brasileiro

João Vitor Marques
Atlético de 1980 - Em pé: João Leite, Osmar Guarnelli, Luizinho, Orlando, Toninho Cerezo e Jorge Valença. Agachados: Pedrinho, Chicão, Reinaldo, Palhinha e Éder - Foto: Arquivo EM
Contra o Ceará, o Atlético busca a terceira vitória consecutiva nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Nos pontos corridos - formato de disputa adotado a partir de 2003 -, o time alvinegro nunca conseguiu essa sequência. A última vez que a equipe mineira alcançou a marca foi em 1980, na campanha do vice-campeonato.

Nesta edição do Campeonato Brasileiro, o Atlético estreou com vitória por 2 a 1 sobre o Avaí, no Independência, no último sábado. Nessa quarta-feira, a equipe repetiu o placar sobre o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro. O próximo rival é o Ceará, neste sábado, às 19h, no Castelão.

O Atlético só conseguiu emendar ao menos três vitórias seguidas no início do Campeonato Brasileiro em duas oportunidades. A primeira foi em 1977. Naquela histórica campanha, o time venceu as oito primeiras partidas. A equipe, que contava com nomes como João Leite, Toninho Cerezo, Marcelo Oliveira, Paulo Isidoro e Reinaldo, terminou a competição sem derrotas.

Na final, o Atlético enfrentou o São Paulo, em 5 de março de 1978.
O empate por 0 a 0 em Belo Horizonte levou a decisão para os pênaltis. Das cinco cobranças alvinegras, três foram para fora (Toninho Cerezo, Joãozinho Paulista e Márcio). Apenas Ziza e Alves marcaram.

O São Paulo foi mais preciso. Getúlio e Chicão perderam, mas Peres, Antenor e Bezerra garantiram o primeiro título nacional da história do clube do Morumbi. Alegria dos comandados do histórico Rubens Minelli. Tristeza dos mais de 100 mil torcedores que lotaram o Mineirão.

A segunda vez que o Atlético arrancou no Brasileirão com pelo menos três vitórias seguidas foi em 1980, há 39 anos. A equipe emendou cinco triunfos consecutivos na fase inicial da competição. No fim, o desfecho também foi negativo: derrota para o Flamengo na decisão e mais um vice-campeonato.

Nos pontos corridos

Jogadores do Atlético comemoram gol na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Nos pontos corridos, o Atlético nunca chegou ao fim da terceira rodada com 100% de aproveitamento. Em duas oportunidades além de 2019, porém, conseguiu vitórias nas duas primeiras partidas.

A primeira vez foi em 2011. Naquela edição, o Atlético estreou com vitória por 3 a 0 sobre o Athletico-PR, na Arena do Jacaré, em 21 de maio. No dia 28 do mesmo mês, o time alvinegro voltou a vencer. Na Ressacada, em Florianópolis, triunfo por 3 a 1 sobre o Avaí. Apesar do bom início, a equipe terminou a competição na 15ª colocação.

No ano seguinte, o Atlético voltou a iniciar o Brasileiro com duas vitórias.
Na estreia, vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, no dia 20 de maio. Em 27 do mesmo mês, novo triunfo por 1 a 0, desta vez sobre o Corinthians, no Independência. A campanha de 2012 foi boa e terminou com vice-campeonato. O título ficou com o Fluminense.
.