Enviado especial a Assunção
O clima de decisão para o duelo entre Cerro Porteño e Atlético, definitivamente, não existe apenas no Brasil. Nos jornais paraguaios desta terça-feira, o mote é um só: vitória sobre o time alvinegro garante matematicamente os donos da casa nas oitavas de final da Copa Libertadores.
Na capa do tradicional ABC Color, o principal destaque é a partida entre Olimpia-PAR e Godoy Cruz-ARG, nesta terça-feira, também pela Libertadores. Nas páginas internas do periódico, o clima de otimismo para o Cerro Porteño - líder do grupo do Atlético, com 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas - é evidente.
“Com uma vitória, o Ciclón alcançará seu objetivo e estabelecerá a histórica marca de cinco vitórias seguidas na Libertadores, considerando a alcançada em 2018 contra o Palmeiras e as obtidas neste ano sobre Atlético, Zamora-VEN e Nacional-URU”, lê-se.
O popular Crónica é ainda mais incisivo sobre o bom momento vivido pelo Cerro Porteño na Libertadores: “Uma vitória bastará para o carnaval”, estampa o jornal. “A vitória assegurará a classificação para as oitavas. O empate também não é mal negócio, mas como o Ciclón vem jogando em grande nível, o otimismo reina”, lê-se.
O Atlético também é destaque no Crónica. Apesar de o técnico Levir Culpi ainda não ter confirmado a escalação do time, o periódico cita que o zagueiro e capitão Réver - suspenso por acúmulo de três cartões amarelos - deve ser substituído por Leonardo Silva. No texto, há destaque para o fato de os dois defensores terem sido campeões da Libertadores pela equipe alvinegra em 2013.
Em Ultima Hora, o clima de otimismo é menos contundente. O jornal prefere tratar da probabilidade da manutenção da escalação do Cerro Porteño em relação ao time que venceu o Nacional por 1 a 0 na última semana. Mais abaixo, o periódico relembra uma vitória azulgrana sobre o Atlético.
“O ano de 1972 foi o da única vitória como mandante do Ciclón sobre o Atlético pela Libertadores, em 19 de março, 1 a 0, com gol de Saturnino Arrúa”, destaca.
Atlético e Cerro Porteño se enfrentam a partir das 19h15 desta quarta-feira, no Estádio General Pablo Rojas, mais conhecido como “La Nueva Olla Azulgrana”. Em terceiro no grupo, o time alvinegro somou três pontos - seis a menos que o adversário.
O Nacional é o vice-líder da chave, com seis pontos ganhos nas três primeiras rodadas. O lanterna é o Zamora, que ainda não pontuou.
.