O principal motivo para o veto, segundo o próprio Levir, foi o excesso de jogadores da posição no atual elenco do Atlético. “Você tem as notícias, mas é verdade. Nessa situação do meio-campo, nós temos jogadores que nem estrearam. E temos jogadores até da base, caso do Daniel Penha, por exemplo, que é um menino que tem que ser observado e eu vejo futuro na situação. Então, no momento, não encaixou”, disse Levir Culpi, à Rádio 98 FM.
O experiente Dátolo atuou no Atlético de agosto de 2013 a novembro de 2016. Foram 127 partidas pelo clube, com 68 vitórias, 31 empates e 28 derrotas. Com a camisa alvinegra, o argentino conquistou os títulos da Recopa Sul-Americana e da Copa do Brasil, em 2014, e do Campeonato Mineiro, em 2015.
“Gosto muito do Dátolo, gosto muito dele. É um cara que se entrega, um cara bacana, que nos ajudou muito aqui também. Mas, neste momento, não foi o caso”, finalizou. Com a negativa, o meia renovou com o Banfield-ARG até junho de 2020. Ele está no clube argentino desde agosto de 2017.
Levir Culpi tem à disposição seis jogadores que podem ser utilizados na região central do meio-campo: Cazares, Vinícius, David Terans, Nathan, Bruninho e o próprio Daniel Penha, citado pelo técnico na entrevista.
.