Antes de vencer o clássico contra o América, o Atlético vinha de momento conturbado. Foram duas vitórias (contra Villa Nova, por 3 a 1, em 24/2, e Patrocinense, por 1 a 0, em 9/3, ambas pelo Estadual), um empate (0 a 0 com o Defensor-URU, pela Copa Libertadores, em 27/2) e duas derrotas (1 a 0 para o Cerro Porteño-PAR, em 6/3, e 1 a 0 para o Nacional-URU, em 12/3, sendo também pelo torneio internacional) nos últimos cinco jogos, sendo os dois mais recentes como visitante.
No Atlético desde 2011 e com 364 partidas pelo Galo, o zagueiro Leonardo Silva espera que a equipe cresça na temporada após a vitória e a retomada de confiança. Ele foi o autor da assistência para o terceiro e decisivo gol atleticano na partida, marcado pelo atacante Alerrando, aos 46 minutos do segundo tempo.
“Resgata a confiança. Nós precisamos estar confiantes naquilo que precisamos melhorar. Foi uma vitória importante para a gente continuar acreditando no trabalho, para a gente continuar dando um pouco mais em busca sempre de uma melhora. Uma vitória sustenta isso e faz com que a gente continue crescendo, continue trabalhando em busca do objetivo maior, que são as vitórias”, disse o experiente camisa 3, de 39 anos.
Luan, que assistiu Alerrandro no segundo gol do Galo, aos 18 minutos da etapa complementar, manteve o tom adotado pelo zagueiro. No clube desde 2013 e com 259 jogos pelo Atlético, o atacante disse que atuou no sacrifício para tentar tirar a má fase.
“Hoje, tomei injeções para jogar, para poder ajudar meus companheiros a sair com a vitória hoje e tirar essa má fase. A gente sabe que temos qualidade, mas que precisamos melhorar o sistema defensivo, o meio para o ataque, mais a finalização. É agradecer a Deus por mais uma vitória e por continuar líder. Feliz pela vitória. É agradecer a Deus. Estou muito emocionado, porque joguei com muitas dores para poder dar a vitória para esta torcida. Sabia que o Mineirão estaria lotado hoje, e a gente não podia desapontar esta torcida novamente”, disse o camisa 27, de 28 anos.
O triunfo contra o América garantiu o Atlético na primeira colocação da fase de classificação do Estadual. No torneio, o Galo tem 25 pontos em oito vitórias, um empate e uma derrota. A liderança desta fase dá à equipe vantagens a partir das quartas de final: mando de campo dos confrontos e, a partir da semi, poderá empatar no placar agregado das duas partidas para vencer a eliminatória.
.