No dia 24 de fevereiro, o Atlético oficializou a parceria com a marca francesa Le Coq Sportif (ou ‘O Galo Esportivo’, na tradução livre do francês para o português) para ser a nova fornecedora de material esportivo, substituindo a Topper. Os detalhes do contrato, no entanto, não foram citados pelo clube alvinegro. Mas, em entrevista ao jornal francês L’Equipe, Patrick Ouyi, diretor de marketing esportivo da empresa estrangeira, revelou alguns tópicos importantes.
O primeiro deles é em relação ao tempo de contrato. De acordo com Patrick, Atlético e Le Coq assinaram por duas temporadas. O diretor esportivo também disse que os materiais serão fabricados no Brasil e na França, e que membros da cúpula atleticana visitaram os locais.
“Nós assinamos por duas temporadas. Esta é uma colaboração bastante singular, alguns dos produtos serão produzidos localmente no Brasil e outros na França, como roupas de apresentação. Eles (diretores do Atlético) também vieram visitar todas as nossas fábricas”, afirmou.
Patrick Ouyi também detalhou o processo do acordo entre as partes. O diretor disse que o presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara, queria uma marca que combinasse com o clube. Quando descobriu a Le Coq, entrou em contato com os responsáveis, conheceu a empresa e concluiu o desejo de fazer parceria com a fornecedora de material esportivo.
“O presidente do Atlético queria uma marca que ficasse na imagem de seu clube. E o clube tem como símbolo... um galo. Tudo começa a partir daí. Mas nós não estávamos procurando por todos os clubes do mundo que tinham um galo por um símbolo (risos). Eles nos contataram, eles queriam nos conhecer e trabalhar conosco”, declarou Ouyi.
As conversas entre Atlético e Le Coq começaram há um mês, segundo o diretor. Patrick valorizou o acerto com o Atlético destacando que, apenas no fim de semana em que ocorreu o anúncio por parte do clube alvinegro, a empresa ganhou 13 mil seguidores no Twitter. Ouyi afirmou que um parceiro licenciado no Brasil produzirá o uniforme do Galo.
No Brasil, a Le Coq foi parceira de Fluminense, Internacional e Athletico-PR na década de 1980. A parceria com o Atlético é a tentativa de se fortalecer no mercado brasileiro e sul-americano. A previsão é que o novo uniforme alvinegro seja lançado nos próximos meses.
Fundada em 1882, a Le Coq fornece material para o Saint-Etienne, da França, para a Fiorentina, da Itália, além de outros clubes pelo mundo. E não é só no futebol que a marca está presente. Ela também é parceira da Renault, na Fórmula 1.