Enquanto o Atlético usou reservas e venceu o Patrocinense por 1 a 0 neste sábado, pelo Campeonato Mineiro, o Nacional-URU, rival de terça-feira, pela Copa Libertadores, amargou mais um resultado ruim no Campeonato Uruguaio. Jogando em casa, no Gran Parque Central, em Montevidéu, o time dirigido por Eduardo Domínguez saiu perdendo por 2 a 0 para o modesto Boston River e buscou o empate no fim, com gol de pênalti.
Diego Gurri, no primeiro tempo, e Guillermo Cabrera, no segundo, colocaram o Boston River em vantagem. O Nacional empatou com gols de Rodrigo Amaral e Gonzalo Bergessio (de pênalti).
Passadas quatro rodadas, o Nacional segue sem vencer no Campeonato Uruguaio. O time é o 11º colocado, com três pontos. O líder é o Progresso, com dez pontos.
Nesse sábado, o Nacional poupou alguns titulares justamente pensando na partida de terça-feira, às 21h30, contra o Atlético, no Gran Parque Central, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Libertadores. Matías Viña, Matías Zunino, Agustín Sant’Anna, Joaquín Arzura e Gonzalo Castro foram preservados.
Independentemente das mudanças, o técnico Eduardo Domínguez admitiu que o setor defensivo do Nacional está desequilibrado neste começo de temporada. “Não encontramos ainda o equilíbrio defensivo. Isso está claro. Devemos ter uma autocrítica profunda para melhorar naquilo que estamos trabalhando. Devemos buscar um equilíbrio e não estamos encontrando. O time faz gols, mas está difícil não tomar gols. Estamos doídos por não alcançar a vitória em casa”, disse o comandante.
Até aqui, no torneio Apertura, o Nacional empatou por 1 a 1 com o Liverpool como visitante; perdeu por 4 a 1 para o Montevideo Wanderers em casa; empatou por 1 a 1 com o Racing fora de casa; e, neste sábado, empatou por 2 a 2 com o Boston River dentro do Gran Parque Central, em Montevidéu.
Na Copa Libertadores, por outro lado, o time arrancou com vitória por 1 a 0 sobre o Zamora na Venezuela, em Barinas, e divide a liderança do Grupo E com o Cerro Porteño do Paraguai, com três pontos.
O Nacional entrou em campo nesse sábado com Esteban Conde, Guillermo Cotugno, Rafael García, Marcos Angeleri, Alvaro Pereira (Gustavo Lorenzetti), Felipe Carballo, Mathías Cardacio (Rodrigo Amaral), Santiago Rodríguez, Brian Ocampo (Gonzalo Castro), Gonzalo Bergessio e Sebastián Fernández.