
A punição se refere a duas irregularidades. A primeira delas é pelo erro de posicionamento de um dos patchs da Copa Libertadores no uniforme na partida contra o Danubio, pela volta da segunda fase. Na ocasião, o Atlético venceu por 3 a 2 no Independência, em 12 de fevereiro, e avançou.
A segunda se refere à mesma partida. No artigo 183 da Libertadores, a Conmebol determina que os clubes mandantes tenham a “obrigação de manter o estádio livre de todo tipo de publicidade, inclusive institucional e/ou nomes e símbolos de clubes e/ou associações que não participam do jogo”.
Na ocasião, o Atlético tapou, com panos pretos, escudos do América no Independência. Pouco antes do jogo, a diretoria alviverde conseguiu liminar do juiz Dr. Michel Cury, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública na comarca de Belo Horizonte, para exibir a marca durante a partida. Por isso, o clube alvinegro foi multado.
Reincidência
Em 28 de fevereiro, o Atlético foi punido pelo Tribunal Disciplinar pelo erro de posicionamento dos patches da Libertadores na partida de ida da segunda fase, disputada no dia 5 daquele mês. Na ocasião, o time empatou por 2 a 2 com o Danubio-URU, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, na capital uruguaia. Pelo erro, o órgão aplicou multa de 5 mil dólares (aproximadamente R$ 18,7 mil na cotação da época) e advertiu o clube contra reincidência - o que agravou o caso atual.
De acordo com o documento do Tribunal Disciplinar, o Atlético descumpriu, no Independência, o parágrafo 2º do artigo 64 do regulamento da Libertadores. A norma dispõe sobre o posicionamento dos emblemas da competição nas mangas das camisas dos clubes participantes.
O parágrafo 2º determina que os times usarão o patch do torneio “inevitavelmente na manga direita, deixando um espaço livre para publicidade (centralizado) de 7 cm x 7 cm na mesma manga”. A exceção é o River Plate, atual campeão da Libertadores, que utiliza um emblema específico pelo título na parte frontal da camisa.
O parágrafo 4º do artigo 64 prevê aplicação de multa de 5 mil dólares em caso de descumprimento das regras.