Atlético foi multado por irregularidade na inscrição de atletas (Foto: Bruno Cantini/Atlético)
O Tribunal Disciplinar, órgão independente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), determinou, na tarde desta terça-feira, a punição do Atlético por conta do atraso na inscrição de jogadores na Copa Libertadores. O clube alvinegro foi multado em 15 mil dólares (cerca de R$ 56,2 mil), que serão descontados em valores de patrocínio e direitos de transmissão. Posteriormente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ressarcirá o montante.
O Atlético foi julgado com base no artigo 49 do regulamento da Copa Libertadores, que determina o prazo para inscrição de atletas e a forma de realização desse registro. O clube alvinegro garante ter enviado a documentação no período determinado.
A diretoria do Atlético e de outros clubes brasileiros envolvidos entendem que o erro foi da CBF, que não teria repassado as listas de inscrição no período determinado pela Conmebol. O registro não depende apenas das equipes, mas passa obrigatoriamente pelas federações locais. A entidade que rege o futebol nacional garante ter cumprido os prazos, mas assumirá a multa.
A pena ainda apresenta advertência ao Atlético contra a reincidência no descumprimento de prazos de inscrição de jogadores. A decisão, assinada por um integrante do Tribunal Disciplinar, Cristobal Valdés, não cabe recurso.
O São Paulo, que enfrentou o mesmo problema, também foi multado em 15 mil dólares e advertido pelo tribunal.
Decisão do tribunal saiu na tarde desta terça-feira (Foto: Reprodução/Conmebol)
O caso
Na última quarta-feira, a Conmebol divulgou uma relação com 21 equipes investigadas pelo Tribunal Disciplinar por conta do não cumprimento do prazo na inscrição de atletas na Copa Libertadores ou na Copa Sul-Americana (veja a relação ao final da matéria).
A punição imposta ao Atlético foi a mesma que os seis clubes chilenos envolvidos no caso receberam. Por ter assumido a responsabilidade pelo erro, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), do Chile, informou que pagará as multas dos filiados Universidad de Chile, Palestino, Colo Colo, Antofagasta, Unión La Calera e Unión Española.
Os clubes que apresentaram irregularidade, segundo a Conmebol, foram os seguintes: