Dos sete jogos disputados neste ano, a equipe uruguaia venceu apenas um dentro das quatro linhas. O jogo que deu ao Defensor a classificação na fase anterior da Libertadores teve o placar de 3 a 0 declarado no 'tapetão' da Conmebol. Em campo, a equipe Violeta foi derrotada por 2 a 1 pelo Barcelona de Guayaquil.
Por esse retrospecto ruim na temporada, o Defensor ganhou as páginas dos veículos de imprensa do Uruguai, com destaques negativos.
O Referi, caderno de esportes do jornal El Observador, levanta o questionamento 'o que está acontecendo com o Defensor?', ressaltando a mudança de perspectiva do time no ano. Da esperança da classificação para a fase de grupos da Libertadores a uma realidade de um time que não vence em casa desde o dia 6 de outubro do ano passado, quando bateu o Wanderers por 3 a 0 pelo Campeonato Uruguaio.
Já periódico Fútbol abordou a última partida do Defensor, contra o Cerro Largo, pela segunda rodada do Apertura, primeiro turno do Campeonato Uruguaio. O adversário do Galo perdeu em casa por 3 a 0.
No jogo de quarta-feira no Independência, o Atlético pode até perder por 1 a 0, que, ainda assim, conquistará a vaga para a fase de grupos da Libertadores. Isto porque venceu o Defensor por 2 a 0 no estádio Luis Franzini, no jogo de ida da última quarta-feira.
O clube que passar do confronto entre Galo e Defensor comporá o Grupo E da competição continental, que conta com Cerro Porteño-PAR, Nacional-URU e Zamora-VEN. A equipe classificada estreia na fase de grupos em casa, contra o Cerro, no dia 6 de março (quarta-feira), às 19h15.