Tradicional formador de jogadores, o Defensor-URU aposta em jovens criados no clube para enfrentar o Atlético na Copa Libertadores. Dos 25 atletas inscritos na principal competição continental, 17 - ou 68% do total - foram formados na base. Veja, na galeria a seguir, o ‘raio-X’ do elenco uruguaio.
Do time titular na partida de volta contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, pela segunda fase da Libertadores, sete jogadores foram formados na base do clube: o goleiro Gastón Rodríguez, os meio-campistas Ramiro Cristóbal, Martín Rabuñal, Gonzalo Nápoli, Pablo López e Joaquín Piquerez, além do centroavante Álvaro Navarro.
Alguns desses nunca deixaram o clube violeta. Navarro, por outro lado, é a exceção. Aos 34 anos, o atacante rodou por clubes de seis países das Américas. No Brasil, foi bem no Botafogo. Em 2015, marcou nove gols em 15 partidas na campanha que recolocou a equipe carioca na Série A.
Atlético e Defensor se enfrentam a partir das 21h30 desta quarta-feira, no estádio Luis Franzini, em Montevidéu, a capital uruguaia. A partida de volta será na quarta seguinte, dia 27 de fevereiro, no mesmo horário, em Belo Horizonte. O time que avançar entrará no grupo E, que conta com Nacional-URU, Cerro Porteño-PAR e Zamora-VEN.
.