Acompanhado dos advogados Guillermo Saltos e Manuel Jacho, os presidentes do Barcelona, José Francisco Cevallos, e da Federação Equatoriana de Futebol (FEF), Francisco Eqas, foram recebidos, na tarde desta sexta-feira, na Comissão de Apelação da Conmebol (CAC). Até o fim do expediente na redação do Superesportes, no entanto, ainda não havia uma definição sobre o caso.
A comitiva vai apresentar sua defesa apelando da resolução da Conmebol que deixa o clube fora da Libertadores mesmo vencendo os dois jogos contra o Defensor.
"Vamos demonstrar firmemente que é uma injustiça ratificar a sanção do tribunal de disciplina. Temos as provas contundentes de que o Barcelona foi prejudicado pela negligência e irresponsabilidade de um funcionário da FEF", disse Cevallos, em entrevista ao diário El Comercio.
O Barcelona sustenta sua defesa alegando que o clube não pode ser punido por circunstâncias alheias a seus controle, responsabilizando a Federação Equatoriana de Futebol. O entendimento é que os documentos foram enviados no prazo, mas, por um erro da FEF, a inscrição não foi realizada no período correto.
O Defensor vai contestar o recurso apresentado pelo Barcelona também na tarde desta sexta-feira. O resultado será divulgado pela Câmara de Apelações da Conmebol (CAC) antes da próxima quarta-feira.
O caso
Em campo, o Defensor perdeu os dois jogos. No duelo de ida, o Barcelona venceu por 2 a 1, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital do Uruguai. O resultado, entretanto, se transformou num 3 a 0 a favor dos uruguaios por conta da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A volta foi disputada no Estádio Monumental, em Guayaquil. O Barcelona ganhou de novo. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente para a classificação do clube equatoriano.
Depois da derrota em casa na partida de ida, o Defensor acionou a Conmebol por conta da suposta escalação irregular de Sebastián Pérez. O Tribunal Disciplinar da entidade acatou o pedido e corroborou com a interpretação de que o volante, de 25 anos, não foi inscrito na Copa Libertadores dentro do prazo estabelecido pelo artigo 19 do regulamento. A punição foi confirmada na véspera da partida de volta.
Data dos jogos
Embora ainda haja possibilidade de mudança do adversário do Galo, a Conmebol já divulgou as datas dos jogos contra o Defensor.
O Atlético enfrentará o clube uruguaio nos dias 20, em Montevidéu, no Uruguai, e 27 de fevereiro, em Belo Horizonte (serão em duas quartas-feiras). Os dois jogos estão marcados para o mesmo horário: 21h30.
O Galo já se programou para a viagem ao Uruguai. O time embarca para Montevidéu na segunda-feira, treina na terça e joga na quarta-feira.
Se o Atlético avançar, entrará no Grupo E, com Cerro Porteño, Nacional e Zamora.