Adversário do Atlético na terceira fase da Copa Libertadores, o Defensor é, ao lado do Danubio, clube do qual é rival, a terceira equipe com mais títulos no Campeonato Uruguaio, com quatro conquistas (1976, 1987, 1991, 2007/08). Apesar disso, o clube é considerado modesto e fica distante dos grandes Peñarol, que tem 50 títulos nacionais, e Nacional, que conquistou 46.
O Defensor foi fundado em 1913, mas, em 15 de março de 1989, surgiu uma nova associação da fusão do Club Atlético Defensor (futebol e basquete) com o Sporting Club Uruguay (basquete). Ao lado do futebol, o basquete é o esporte de grande importância no clube.
O estádio do Defensor é conhecido do Atlético. O Galo enfrentou o Danubio, pela segunda fase da competição, no Luiz Franzini. O local fica em uma área bonita da cidade, ao lado do Parque Rodó e da praia Ramírez. O Galo conseguiu fazer uma boa partida no Luiz Franzini, mas ficou no empate por 2 a 2. O estádio tem capacidade para cerca de 18 mil lugares, porém não deverá estar lotado porque a torcida do clube não é numerosa.
Campanha ruim na Libertadores
O Defensor entrou na Libertadores como o clube de segunda maior pontuação da temporada 2018 do futebol uruguaio, excluindo o campeão Peñarol e o vice Nacional. Dessa forma, entrou na primeira fase da competição.
Na segunda fase, o Defensor perdeu os dois jogos, mas se classificou. Na partida de ida, o Barcelona do Equador venceu por 2 a 1, em Montevidéu. O resultado, entretanto, se transformou em um 3 a 0 a favor dos uruguaios por conta da escalação irregular do volante Sebastián Pérez. A volta foi disputada na noite dessa terça-feira, em Guayaquil. O Barcelona ganhou de novo. A vitória por 1 a 0, entretanto, não foi suficiente para inverter o 3 a 0 da ida.
Formação de jogadores
O Defensor é conhecido por formar grande jogadores do futebol uruguaio, assim como o rival Danubio. Loco Abreu, atestado pelo Guinness como o jogador que defendeu mais equipes profissionais ao longo da carreira, começou no Defensor. Além dele, outras figuras conhecidas passaram pelo centro de treinamentos do clube, como o zagueiro Diego Godín, do Atlético de Madrid, o lateral Martín Cáceres, da Juventus, o meia Arrascaeta, ex-Cruzeiro e hoje no Flamengo, e o volante Diego Laxalt, do Milan.
Maior goleada da história da Sul-Americana
O Defensor é detentor da maior goleada da Copa Sul-Americana. Na edição de 2010, o clube violeta conseguiu uma vitória histórica sobre o Huncayo, do Peru: 9 a 0. Os gols foram marcados por Diego de Souza, Rodrigo Mora e Adrián Luna (dois tentos de cada um deles) e Mario Risso, Miguel Amado e Eduardo Aranda.
A imprensa uruguaia repercutiu o resultado com orgulho. O site Montevidéu Portal titulou: “A nona sinfonia”, fazendo um paralelo com a obra de maior importância de Beethoven (clique aqui e ouça a sinfonia). A empolgação do Defensor, contudo, durou pouco. O clube acabou eliminado da competição nas oitavas de final para o Independiente, da Argentina. Venceu em casa por 1 a 0, mas perdeu fora por 4 a 2.
Carrasco do Boca Juniors
O maior feito internacional do Defensor foi ter eliminado o Boca Juniors nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2009. Depois de empatar o jogo de ida por 2 a 2, no Uruguai, o clube de Montevidéu conseguiu vencer na Bombonera por 1 a 0, gol de Diego de Souza. Foi o primeiro clube uruguaio a vencer o Boca no mítico estádio de Buenos Aires.
“Fim da história”, publicou o diário Olé. No Uruguai, a imprensa brincou com o resultado (“Tampou a Boca”, escreveu El Observador) e reconheceu a grandeza da classificação (“Fez história”, publicou El País). A empolgação do Defensor mais uma vez foi freada por outro argentino: o Estudiantes eliminou os uruguaios na fase seguinte, ao vencer os dois jogos por 1 a 0.
Torcida Bob Marley
Uma organizada da equipe leva o nome “La Banda Marley”, em homenagem ao atacante Nicolás Oliveira, um dos grandes ídolos da equipe, fã do cantor jamaicano Bob Marley. A torcida do Defensor não é uma das mais vibrantes do Uruguai, mas “La Banda Marley” tem a característica de cantar durante os 90 minutos da partida.
Esta é a banda de Marley
Que te segue em toda parte
Eu não me importo com as forças armadas nem tampouco o alambrado
Por mais que tiremos fotos, continuaremos a vir
E vou deixar a vida pelas cores
Essa é a banda que vem te ver
No bem e no mal
Esta é a banda que vai te apoiar
Eu não sou de Peñarol
Eu não sou do Nacional
Eu venho para vê-lo e apoio até o fim
Datas
As partidas da terceira fase serão disputadas nas duas próximas semanas, com datas ainda não definidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Os jogos de ida estão previstos para os dias 19, 20 e 21. Os de volta, entre 26 e 28. Por estar melhor posicionado no ranking da entidade, o Atlético será o mandante do segundo duelo.