Na partida de ida, empate por 2 a 2 no estádio Luis Franzini, em Montevidéu, capital uruguaia. Portanto, o time que vencer avança. Empates por 0 a 0 ou 1 a 1 garantem o Atlético na terceira fase. Repetição do resultado do primeiro encontro leva a decisão para os pênaltis. Igualdade por 3 a 3 ou mais colocam o Danubio na etapa seguinte.
Próximo rival
Portanto, o Barcelona precisa vencer por quatro gols de diferença no Monumental para avançar à terceira fase. Vitória dos donos da casa por 3 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer outro placar é favorável ao Defensor, principal rival do Danubio.
O Atlético
Assim como na partida de ida, o técnico Levir Culpi optou por fazer mistério sobre a escalação atleticana. A tendência é a manutenção da equipe titular que encarou o Danubio em Montevidéu.
São três as principais dúvidas. Na lateral direita, o jovem Guga, de 20 anos, ameaça a titularidade de Patric. O polivalente jogador, entretanto, deve seguir no time. Na posição de primeiro volante, Adilson tende a ganhar a disputa com José Welison. No ataque, Maicon Bolt foi bem quando atuou, mas provavelmente ficará no banco.
Apesar de o Atlético iniciar a partida classificado, os jogadores pregam que o time não pode abdicar do estilo ofensivo. “Estamos confiantes, preparados, mas sabendo que não podemos nos acomodar em cima do resultado conquistado, porque a equipe do Danubio é muito bem treinada, tem jogadores interessantes e que demonstraram boas jogadas ofensivas. Temos que respeitar ao máximo e fazer nosso melhor, porque só assim vamos conseguir confirmar a vaga”, advertiu o goleiro Victor.
O adversário
“Vai ser uma partida muito difícil, mas teremos que jogar de maneira inteligente. Temos que fechar os espaços do rival. Sendo mandantes, vão sair para ganhar a partida”, disse o goleiro Cristóforo, destaque no jogo de ida, ao Ovación, do Uruguai.
Torcida
Em 30 de setembro de 2018, o Atlético registrou o recorde atual. Na ocasião, 22.654 torcedores acompanharam a vitória por 5 a 2 sobre o Sport, em partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Relembre na galeria a seguir os dez maiores públicos do clube alvinegro no novo Independência.
ATLÉTICO X DANUBIO
Atlético
Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson e Elias; Chará, Cazares e Luan; Ricardo Oliveira
Técnico: Levir Culpi
Danubio
Cristóforo; Sergio Felipe, Renzo Ramírez, Leandro Sosa e Ernesto Goñi; Pablo Siles e Gonzalo Montes; Denis Olivera, Carlos Grossmüller e Leandro Onetto; Federico Rodríguez
Técnico: Marcelo Méndez
Motivo: jogo de volta da segunda fase da Copa Libertadores
Local: Independência, em Belo Horizonte
Data e horário: terça-feira, 12 de fevereiro de 2019, às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Diego Bonfa (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)