Neto nasceu no dia 11 de setembro de 2002, em Guanambi, na Bahia. A título de curiosidade, o jogador sequer viu, ainda que como recém-nascido, o último título mundial da Seleção Brasileira, conquistado em 30 de junho daquele ano, no Japão. Ele chegou ao Atlético em 2015. De acordo com números do Galo Digital, o volante soma 68 jogos e 30 gols com a camisa alvinegra (partidas pelas categorias de base).
O volante chegou a ser relacionado para o jogo contra o Paraná, no ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, mas não entrou em campo. Neto recebeu elogios de Levir Culpi logo após os primeiros treinos com o grupo principal.
“Eu gostei do Neto, já observei. Ele já está conosco. Ele é muito esperto, muito bom fisicamente, aperta muito rápido. É um jogador com boas qualidades, boas características. Tomara que ele se adapte rápido. Se ele se adaptar rapidamente, vai jogar rapidamente também. Não tem essa de esperar para colocar”, disse o treinador, na época.
Nascidos em 2002
O Superesportes fez um levantamento e pesquisou todos os jogadores nascidos no ano de 2002 dos clubes da Série A. Foram poucos os que já atuaram profissionalmente por suas equipes. Nenhum deles, no entanto, foi titular.
O primeiro da categoria a jogar foi o atacante Kaio Jorge, do Santos, que entrou em campo na vitória da equipe praiana sobre o Athletico Paranaense, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado. No dia 30 de setembro, ele entrou em campo no lugar de Bruno Henrique e jogou por 17 minutos.
O segundo e último jogador nascido em 2002 que jogou profissionalmente foi o atacante Alejandro, do Cruzeiro. Ele jogou quatro minutos na partida contra o Bahia, fora de casa, na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2018. O garoto entrou no lugar de David.
Entre os três, Neto será o que entrará em campo mais jovem. Nesta quarta, o volante do Atlético terá 16 anos, quatro meses e 12 dias. Kaio Jorge, do Santos, tinha 16 anos, 8 meses e 6 dias na estreia. Já Alejandro, do Cruzeiro, 16 anos, 9 meses e 19 dias.