De acordo com o periódico, as equipes que gostariam de contar com o futebol de Emerson são Arsenal, Liverpool, Watford, Barcelona, Betis, Valencia, Juventus, Internazionale, Sampdoria, Sassuolo, Borussia Dortmund, Lille, Porto e Shakhtar Donetsk. A notícia repercutiu na Inglaterra, ao ser veiculada, também, pelo jornal inglês Mirror.
No momento, o negócio mais provável é com a dupla Betis-Barcelona. Num arranjo entre os dois clubes espanhóis, o jogador iria para o Betis, que pagaria a maior parte da transação. O Barcelona pagaria o restante e teria preferência de compra e percentual de negociação futura.
No Betis e no Barça há o problema de os times já terem o número máximo de jogadores extracomunitários (que não possuem cidadania europeia). O Betis, que é quem receberia o jogador num primeiro momento, teria que se desfazer de algum atleta não pertencente à comunidade europeia. Para o Barça, numa eventual transferência futura, existe a possibilidade de Emerson já conseguir a cidadania européia.
Segundo o Mirror, o interesse do Liverpool por Emerson pode aumentar, já que os laterais-direitos Alexander-Arnold e Joe Gomez estão lesionados e devem desfalcar os Reds por longo tempo.
O Atlético trabalha com a possibilidade maior de vendê-lo na metade do ano, na janela de verão da Europa, que é mais agitada. Caso a transferência ocorra até março, o Galo ficaria com percentual menor, pois a Ponte Preta também receberia valores pelo negócio, além do montante a que tem direito como clube formador.
O lateral foi contratado pelo Atlético em abril de 2018, numa negociação que envolveu uma compensação financeira e a ida do lateral-esquerdo Danilo para a Ponte Preta por empréstimo. O lateral-direito fez 23 jogos com a camisa do Galo, com um gol e uma assistência. Ele terminou a temporada anterior como titular.