Em 2018, Vinicius foi para sua segunda temporada seguida no Bahia. Ele entrou em campo 60 vezes, por cinco competições diferentes (Copa do Nordeste, Campeonato Baiano, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana). Nesse ano, o então camisa 29 do Tricolor foi titular em 41 oportunidades, sob o comando dos técnicos Guto Ferreira (janeiro a junho), Cláudio Prates (junho) e Enderson Moreira (julho a dezembro).
Em 19 de fevereiro de 2018, o Vitória recebia o Bahia, no Barradão, para o primeiro clássico do ano, pela sexta rodada da primeira fase do Estadual. Vinicius marcou o gol de empate do Tricolor, que perdia por 1 a 0, e comemorou com a dança do “créu” em frente à torcida rubro-negra. Os adversários partiram para cima do meia, e uma confusão generalizada tomou conta do jogo.
Vinicius acabou agredido e expulso, junto de outros quatro jogadores (dois do Bahia e dois do Vitória). Nas vésperas do jogo, o meia já havia provocado a torcida rubro-negra nas redes sociais. Porém, a comemoração com “dancinha” era comum por parte do atleta.
Outra polêmica relacionada a Vinicius ocorreu quando o jogador defendia o Athletico Paranaense. Em 2016, o jogador estava no rubro-negro, mas foi afastado por ter recusado uma transferência para o Goiás. O meia acabou emprestado para o Náutico. Ele retornou em 2017 ao Furacão, mas alegou que estava sendo ameaçado pela diretoria e registrou um boletim de ocorrência. Com isso, ele deixou a equipe e acabou negociado com o Bahia.
Os 13 gols do meia Vinicius em 2018
24/01 - Bahia 2 x 1 Jacuipense-BA - 1 gol - recebeu lançamento de Edigar Junio, driblou o goleiro e finalizou para o gol vazio
07/02 - Bahia 6 x 1 Vitória da Conquista - 1 gol - balançou as redes em chute colocado rasteiro de fora da área
18/02 - Vitória 1 x 1 Bahia (Bahia venceu por w.o. com placar de 3 a 0) - 1 gol - marcou de pênalti. Na comemoração, dançou em frente à torcida do Vitória e teve início uma confusão generalizada.
22/02 - Bahia 2 x 1 Náutico - 1 gol - recebeu cruzamento de Kayke e, de primeira, finalizou sem chances para o goleiro
07/03 - Bahia 6 x 1 Jequié-BA - 2 gols - o primeiro foi de pênalti, deslocando o goleiro; o segundo foi um chute colocado de primeira, da entrada da área
20/03 - Bahia 5 x 2 Altos-PI - 1 gol - recebeu cruzamento de Edigar Junio, dominou e finalizou para as redes
01/04 - Bahia 2 x 1 Vitória - 1 gol - marcou de pênalti
09/05 - Bahia 3 x 0 Vasco - 1 gol - recebeu de Zé Rafael na entrada da área e bateu colocado
10/06 - Bahia 3 x 3 Botafogo - 1 gol - aproveitou cruzamento de Elber na marca do pênalti e finalizou para as redes
22/07 - Bahia 4 x 1 Vitória - 1 gol - perdeu pênalti e marcou no rebote
13/10 - Bahia 2 x 0 Paraná - 2 gols - o primeiro foi de falta, no ângulo; o segundo foi em chute de primeira em diagonal, após aproveitar rebatida da defesa adversária