Elenco
O grupo terá caras novas: o zagueiro Réver (ex-Flamengo) e o lateral-direito Guga (ex-Avaí), anunciados como reforços para 2019. O volante Jair, ex-Sport, está perto de ser anunciado como reforço pelo Atlético. Além deles, o zagueiro Igor Rabello, do Botafogo, já está em BH e também deve assinar com o Galo.
Por outro lado, três jogadores saíram com o fim do contrato de empréstimo: o defensor Juninho (Palmeiras), o volante Matheus Galdezani (Coritiba) e o meia Tomás Andrade (River Plate). O meia-atacante Edinho também não se reapresenta na Cidade do Galo, já que foi emprestado ao Fortaleza.
Jogadores que têm contrato com o Atlético, mas que serão emprestados e já têm negociações em andamento, não se reapresentarão. O lateral-esquerdo Hulk, o meia-atacante Bruninho e o centroavante Alerrandro fazem parte do grupo que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro. Por isso, também não irão à Cidade do Galo nesta quinta. Outros jovens observados pelo técnico Levir Culpi nos treinos no fim de 2018 seguem o mesmo caminho.
Preparação
Como é praxe, os jogadores se submeterão a exames e testes físicos ao longo dos primeiros dias de pré-temporada. O trabalho com bola, entretanto, não demorarão a começar.
Os próximos reforços chegarão com a pré-temporada - e a temporada propriamente dita - já em andamento. Com o tempo, serão integrados ao grupo de jogadores, que começam o ano com o desafio de levar o Atlético de volta aos títulos. O time alvinegro não levantou taças em 2018.
Calendário
Para Atlético e São Paulo, as decisões começarão mais cedo em 2019. Os dois representarão o Brasil na segunda fase da Copa Libertadores, que antecede os grupos.
O Atlético estreia contra o Danubio, em 5 de fevereiro, uma quinta-feira, às 19h15. É para este duelo, no Estádio Luis Franzini, em Montevidéu, no Uruguai, que os jogadores voltam os esforços desde o primeiro dia de pré-temporada.
O jogo de volta será preparam no dia 12 do mesmo mês, também uma terça-feira, às 19h15. Ainda não foi confirmado se a partida será no Independência ou no Mineirão. Se avançar, o Atlético enfrentará Bolívar, Defensor ou Barcelona de Guayaquil na terceira fase, a última antes dos grupos.
Antes de pensar na Libertadores, os comandados de Levir Culpi voltam as atenções ao Campeonato Mineiro. A estreia - e o primeiro jogo oficial do ano - será no dia 20 de janeiro, um domingo, às 17h. O adversário é o Boa Esporte, no Independência.
A fase inicial do Mineiro vai até 20 de março. Depois, inicia-se o mata-mata. O Estadual termina em 21 de abril, com o jogo de volta da final. Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro só começam para o Atlético após o Estadual.