Edinho foi anunciado como reforço do Atlético em 28 de junho de 2018. A contratação do meia-atacante foi uma das apostas do ex-diretor de futebol do Atlético, Alexandre Gallo. Com poucas oportunidades no segundo semestre - especialmente por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda logo na estreia pelo novo clube -, decidiu voltar ao Fortaleza, que bancará integralmente os salários.
Como contrapartida, ficou definido no contrato uma ‘cláusula de vitrine’. Ou seja: se Edinho for vendido pelo Atlético durante o período do contrato de empréstimo, o Fortaleza terá direito a parte do valor da negociação.
Edinho tem contrato com o Atlético até 2023, mas não estava nos planos da comissão técnica para o início de 2019. Na última quarta-feira, o Fortaleza anunciou o retorno do jogador menos de seis meses depois de ele ter sido oficializado como reforço alvinegro.
Pesou para Edinho o fato de querer retornar ao clube em que foi formado e a Fortaleza, cidade onde passou boa parte da vida. Com a esposa grávida, o meia-atacante entendeu que era o momento de voltar à capital cearense e tentar retomar a boa fase.
No Atlético, Edinho participou de apenas seis partidas e não fez gols. No total, o meia-atacante esteve em campo com a camisa alvinegra por apenas 80 minutos.
. No Atlético, Edinho participou de apenas seis partidas e não fez gols. No total, o meia-atacante esteve em campo com a camisa alvinegra por apenas 80 minutos.