O Atlético não é tão assíduo em anunciar contratações até o Natal, preferindo fazê-lo nos primeiros dias de janeiro. A política tem sido habitual, com os reforços sendo apresentados no começo da pré-temporada, em geral não havendo defasagem na preparação entre eles e os remanescentes da temporada anterior.
Foi assim, por exemplo, no fim de 2013 e no fim de 2015, quando nenhum jogador havia sido contratado até o Natal. Porém, em janeiro de 2014, o clube anunciou o volante Claudinei e o lateral-esquerdo Pedro Botelho. Já dois dias depois do Natal de 2015, confirmou a contratação do armador Cazares, sendo que em janeiro de 2016 chegaram o zagueiro Erazo (dia 3) e o atacante Hyuri (4).
O ano passado foi o mais profícuo com relação ao Papai Noel atleticano, com quatro contratações. A principal delas foi Ricardo Oliveira, artilheiro da equipe na temporada, com 22 gols. Já o zagueiro Maidana chegou em 7 de janeiro deste ano.
Guga e Réver devem ser anunciados ainda neste ano, pois já foram aprovados nos exames médicos. Outros nomes estão sendo tentados, mas é provável que só sejam confirmados em 2019, possivelmente até a apresentação do grupo, em 3 de janeiro.
Com a estreia no Mineiro marcada para 20 de janeiro, contra o Boa Esporte, no Independência, haverá pouco tempo para o técnico Levir Culpi preparar a equipe. Já o primeiro jogo da Copa Libertadores, contra o Danubio-URU, será em 5 de fevereiro.
Entre os atletas que interessam ao alvinegro estão o zagueiro Igor Rabello, de 23 anos, do Botafogo. Porém, as conversas esfriaram depois que os cariocas não aceitaram a proposta de R$ 12 milhões feita pelo Galo (querem R$ 15 milhões), que também se dispôs a ceder jogadores.
Escambo
Como a maioria dos clubes brasileiros, o Atlético esbarra em limitações financeiras. Assim, pode apelar a trocas para se reforçar. Uma delas seria com o Corinthians, que receberia Luan e cederia o também atacante Clayson ao Galo. Porém, a pedida salarial do corintiano foi considerada alta e emperrou o negócio, mas não o encerrou.
Outro alvo atleticano é o volante Jair, de 24 anos, que chegaria para suprir a ausência de Matheus Galdezani, que não deverá ter os direitos adquiridos, sendo devolvido ao Coritiba, que teria propostas de clubes estrangeiros por ele. O jogador entrou na Justiça para rescindir contrato com o Sport por falta de depósito do FGTS, mas as diretorias vêm trabalhando para resolver o assunto de forma amigável – o Atlético apresentou lista de atletas ao rubro-negro para facilitar o acerto.
A movimentação do Atlético nos últimos anos até o Natal
2013 - Não teve
2014 - Lucas Pratto (atacante)
2015 - Não teve
2016 - Felipe Santana (zagueiro) e Danilo (lateral-esquerdo)
2017 - Samuel Xavier (lateral-direito), Arouca (volante), Erik (atacante) e Ricardo Oliveira (atacante)
.