Superesportes

ATLÉTICO

Quem é Papagaio? Veja curiosidades da temporada feita pelo jovem atacante que é alvo do Atlético para 2019

Artilheiro na base, centroavante começou no futsal e foi comparado a G. Jesus

José Cândido Junior Túlio Kaizer
Com 34 gols em 38 jogos pelo time sub-20 do Palmeiras, Papagaio está na mira do Atlético para 2019 - Foto: Fábio Menotti/Ag. Palmeiras

Com a marca de 34 gols em 38 jogos, Rafael Elias da Silva, o Papagaio, foi o grande destaque das categorias de base do Palmeiras em 2018. O ótimo desempenho do atacante pela equipe sub-20 do clube paulista chamou a atenção do Atlético. Valorizado, o centroavante de 19 anos também recebeu sondagens do futebol europeu.

Apesar do bom aproveitamento no sub-20, Papagaio teve poucas chances no time profissional do Palmeiras neste ano. Ele atuou em apenas seis partidas e marcou um gol - no triunfo alviverde sobre o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista. Ex-atacante de sucesso e atual diretor de futebol do Atlético, Marques destacou o potencial do jovem artilheiro e projetou uma maior valorização.

“Com relação ao Papagaio, tenho ouvido muitas coisas, mas falo com segurança: por ter trabalhado na base por quase um ano, esse jogador é de um potencial gigante. Foi destaque no sub-20 ao longo de toda a temporada, sendo artilheiro em todas as competições. Por isso recebeu a convocação junto com o Emerson (para a Seleção Brasileira que disputará o Sul-Americano Sub-20, entre janeiro e fevereiro, no Chile). O Emerson (lateral-direito do Atlético) vai participar do Sul-Americano junto com o Papagaio.
A gente tem que ter respeito. É um nome importante que está surgindo. Se acontecer alguma coisa em relação ao atleta, é importante ressaltar que uma coisa não tem nada a ver com a outra”, declarou Marques à rádio 98 FM, se referindo às negociações que ocorrem paralelamente com o Palmeiras envolvendo o lateral-direito Marcos Rocha, que ainda está vinculado ao Galo.

Em 2018, Papagaio foi campeão paulista e brasileiro sub-20 pelo Palmeiras. No Estadual da categoria, o centroavante foi o artilheiro, com 12 gols. Pelo time profissional, esteve em campo duas vezes na campanha do título alviverde da Série A.

Origem do apelido


Rafael Papagaio despontou no esporte no futsal da Portuguesa, atuando desde os cinco anos de idade. Nas quadras, ele chegou a integrar a Seleção Brasileira Sub-17. Como também é cria da base palmeiras, o jovem foi  chamado de ‘novo Gabriel Jesus’. No entanto, o nome que pegou foi o inusitado apelido. Irreverente, o atacante paulista explica a origem da alcunha.

“O apelido de Papagaio veio de um treinador meu. Eu falava bastante com os colegas, ficava conversando toda hora. E ele falou para mim: ‘Poxa velho, você fala que nem um papagaio’. Ficou esse apelido e levo ele em consideração, super na boa. Sempre fui chamado de papagaio e, se continuar com o apelido, vou ficar muito feliz”.
 
Números de Papagaio em 2018

Time profissional

Campeonato Paulista: 3 jogos e 1 gol
Campeonato Brasileiro: 2 jogos
Copa do Brasil: 1 jogo

Total: 6 jogos e 1 gol

Time sub-20

Copa São Paulo de Futebol Júnior: 6 jogos e 2 gols
Campeonato Paulista Sub-20: 15 jogos e 11 gols
Campeonato Brasileiro Sub-20: 10 jogos e 12 gols
Supercopa Sub-20: 2 jogos e 2 gols
Copa RS Sub-20: 5 jogos e 7 gols

Total: 38 jogos e 34 gols.