Tudo indica que o primeiro reforço do Atlético para 2019 será o lateral-direito Guga, de 20 anos, que se destacou na atual temporada jogando pelo Avaí. O jogador deve chegar a Belo Horizonte nos próximos dias para assinar contrato de cinco anos. Mas, quem é o jovem que foi um dos principais jogadores do clube catarinense em 2018?
Guga, na verdade, é Claudio Rodrigues Gomes. Nascido no Rio de Janeiro, o jogador ganhou o apelido em referência ao tenista Gustavo Kuerten, ilustre torcedor do Avaí. Quando chegou ao Leão da Ilha na infância, o lateral chamou a atenção por ter o cabelo parecido com o do tricampeão de Roland Garros.
Uma publicação compartilhada por Guga Rodrigues (@guga98oficial) em
No começo deste ano, Guga chegou aos profissionais do Avaí. Ele teve que disputar a titularidade com Tiago Cametá, que havia chegado recentemente emprestado pelo Ceará. E o prata da casa acabou levando a melhor na disputa. Os dez jogos disputados no Campeonato Catarinense, e um gol marcado, renderam ao jovem lateral o prêmio de revelação da competição.
Mas o destaque maior veio na Série B. Foram 36 jogos, três assistências e três gols. Dois deles foram de pênalti e um de falta, contra o Paysandu. O tento em questão foi especial para Guga, que dedicou a Marquinhos, meio-campista que teve passagem apagada pelo Atlético em 2007, mas que se consagrou ídolo do Avaí e que aposentou no fim da temporada.
Tudo isso fez com que o Avaí trabalhasse a possibilidade de perder Guga no fim deste segundo semestre. Em setembro, o presidente do clube catarinense, Francisco José Battistotti, já havia declarado à Rádio CBN/Diário que buscava manter um percentual dos direitos econômicos do jogador em uma negociação.
“Prefiro ter 50% dele num Corinthians, num Flamengo, num Cruzeiro. A possibilidade existe, tem que ser dessa forma. Se eu conseguir esse investimento em 20% do Guga, eu fecho equilibrado meu ano”, disse na época.
O acordo entre Atlético e Avaí deve envolver, além de valores, a ida de jogadores do Galo ao clube catarinense. Consultado pelo Superesportes, Battistotti, afirmou que os times estão negociando formas de pagamento.
“Temos valores a serem acertados, parcelas... Fiz uma solicitação de dois a três atletas, desde que seja de comum acordo entre Atlético e Avaí”, disse o mandatário.
O Atlético terminou a temporada com Emerson e Patric para a lateral direita. O primeiro, no entanto, deve deixar o Galo em breve. De acordo com a imprensa espanhola, o Betis planeja, ao lado do Barcelona, oferecer 12 milhões de euros (cerca de R$ 52,5 milhões na cotação atual) ao Alvinegro pelo jogador de 20 anos.
O Galo planeja vender Emerson em 2019. O jogador é um dos principais ativos do clube. O Alvinegro detém 62,5% do jogador. O restante pertence a TFM Agency, que ajudou na contratação do lateral junto à Ponte Preta. A empresa é a mesma que representa Guga.
Inspiração em Daniel Alves
A grande inspiração de Guga no futebol está em Daniel Alves. Em julho, o lateral do Paris Saint-Germain passou parte das férias em Florianópolis e aproveitou para visitar o centro de treinamento do Avaí. Na ocasião, Guga fez uma foto ao lado do veterano, de 35 anos, e lhe entregou uma camisa personalizada do clube catarinense.