Experiente atacante Ricardo Oliveira, de 38 anos, foi o artilheiro do Atlético em 2018, com 21 gols
O torcedor atleticano acostumou-se a ver um time ofensivo nos últimos anos. Mas, depois de nove anos, o Alvinegro voltou a ter uma temporada sem chegar à marca de 100 gols. Pior do que isso. O clube, que balançou as redes 90 vezes, encerrou 2018 como o ano que menos anotou tentos no século XXI.
Número de gols marcados pelo Atlético no Século XXI
2001 - Nessa temporada, o Atlético fez 120 gols. Guilherme foi o artilheiro, marcando 32 vezes
A marca anterior era de 2005, ano em que o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, o Atlético marcou 95 vezes.
Neste ano, o Atlético entrou em campo 64 vezes. O time teve uma média de 1,4 gol por partida.
Já o ano com mais gols marcados no século foi o de 2013, que ficou eternizado pelo clube com a conquista da Copa Libertadores. Naquela temporada, as redes adversárias foram balançadas 127 vezes.
Artilheiros
O goleador do Atlético na temporada foi Ricardo Oliveira, que marcou 21 vezes (23% dos gols do Galo em 2018). Se for contabilizado apenas o artilheiro de cada ano, o atacante ficou na oitava posição (veja a lista no fim).
O líder da estatística é Diego Tardelli, artilheiro de 2009, com 42 gols. Já o artilheiro de uma temporada do Atlético no século com menos gols marcados foi Danilinho, com 12 gols em 2008.