Antes de explicarmos todas as possibilidades, vamos entender o cenário atual. Apenas dois times lutam pela última vaga: Atlético e Atlético-PR. O xará mineiro está em sexto lugar, com 56 pontos - dois a mais que o paranaense, que ocupa a sétima posição. A equipe que terminar na frente irá à segunda fase de playoffs antes dos grupos da Libertadores.
Os jogos das duas equipes na 38ª rodada estão marcados para 19h (de Brasília) deste sábado. O Atlético recebe o nono colocado Botafogo, no Independência. O Atlético-PR, por sua vez, visita o vice-campeão Flamengo. Vamos aos cenários possíveis…
Se o Atlético vencer…
Seguirá na sexta posição, alcançará os 59 pontos e estará matematicamente na Libertadores independentemente do resultado de Flamengo x Atlético-PR.
Se o Atlético empatar…
Chegará aos 57 pontos e se classificará para a Copa Libertadores caso o Atlético-PR empate ou perca do Flamengo. Se vencerem, os paranaenses igualam a pontuação alvinegra e ultrapassa o Atlético no saldo de gols.
Se o Atlético perder...
Continuará com 56 pontos e se classificará para a Copa Libertadores caso o Atlético-PR empate ou perca do Flamengo. Se vencerem, os paranaenses chegam aos 57 pontos e ultrapassam os mineiros.
A equipe que se classificar entrará na Libertadores na segunda fase de playoffs. Serão dois duelos em formato mata-mata antes da fase de grupos. Os adversários ainda não foram sorteados pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Se terminar o Brasileirão em sétimo, o Atlético ainda poderá ir à Libertadores. Para isso, o time mineiro terá de torcer pelo Atlético-PR na Copa Sul-Americana. Se vencerem a competição continental deste ano, os paranaenses abririam uma vaga no principal torneio das Américas via Campeonato Brasileiro. Nesse cenário, o ‘herdeiro’ seria o time alvinegro.