“Quero mostrar ao torcedor que a gente entra em campo para vencer”. Essa foi uma das várias frases de impacto da entrevista coletiva do técnico do Atlético, Levir Culpi, nesta sexta-feira. O objetivo do treinador na reta final da temporada 2018 é único: ajudar o grupo alvinegro a se recuperar e dar a volta por cima rumo à Copa Libertadores do próximo ano. Para o comandante, nada melhor do que um grande clássico nacional para mudar a fase da equipe, que soma cinco jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro.
O adversário do domingo, às 17h, no Independência, é o líder Palmeiras, que tenta ficar cada vez mais perto do título do Campeonato Brasileiro. Esse é um dos vários ingredientes para um grande jogo no Horto. E, para o técnico Levir Culpi, é o momento em que o Atlético costuma crescer.
“É um jogo quase decisivo para os dois. Matematicamente, pode nos deixar no situação confortável ou muito ruim. É Atlético e Palmeiras, Palmeiras e Atlético. É aniversário do Felipão. Tem uns ingredientes. O Palmeiras também tem alternado a equipe. Por que o Atlético não faz isso? O que está acontecendo? Tem alguma coisa errada. Esperamos a torcida no campo e esperamos uma atitude em conjunto para levar o Atlético a um grande resultado e um grande jogo. Nesse momento o Atlético acorda e as coisas acontecem”.
Levir chegou ao Atlético para ajudar o time a se classificar para a Copa Libertadores e iniciar a montagem do time para 2019. O técnico não se considera um salvador, mas acredita em uma virada já neste fim de ano.
“Aqui no Brasil a gente tem alguns pensamentos neste sentido. A gente acha que as coisas vem por encanto, acha que vai contratar um jogador e ele vai chegar e fazer os gols, um técnico vai entrar e modificar. Nada comprova isso. Foi uma coincidência para mim vir para o Atlético nessa condição. Temos um elenco bom para trabalhar. Estou conhecendo os atletas e preparando para a próxima temporada. Temos que ir atrás de resultado. Não ficamos longe de conseguir os resultados nos últimos jogos. Levamos um gol com dois minutos, não conseguimos reverter, mas o time jogou razoavelmente bem. Tenho plena confiança e acho que é plenamente possível acontecer uma virada já neste fim de ano”.
Para o treinador atleticano, o jogo contra o Palmeiras servirá para o time mostrar uma nova cara ao torcedor. Levir ressalta que deseja resgatar o espírito do Atlético nos próximos dias.
“Tem que acontecer isso e vamos lutar para isso. Vou colocar um time para lutar, para vencer, um time ofensivo, como sempre foi o Atlético, chamando o torcedor e jogando com alegria procurando a vitória. Ninguém sabe qual vai ser o resultado. Qual a lógica para esse jogo? O Atlético joga em casa, precisando da vitória, e o Palmeiras está ótimo, quer ser campeão. A lógica é que tudo pode acontecer, qualquer resultado. O importante é que você demonstre o que está querendo. É isso que quero tirar do elenco. Quero mostrar ao torcedor que a gente entra em campo para vencer. Quando o torcedor ver que existe esse compromisso dos jogadores, normalmente eles saem aplaudidos de campo. Espero que isso aconteça no próximo jogo”, concluiu.
.