Superesportes

ATLÉTICO

Atlético já perdeu o mesmo número de jogos que a campanha de nono lugar de 2017

Revés para o Grêmio foi o 12º da equipe alvinegra neste Brasileiro

Thiago Madureira João Vitor Marques
Galo está em má fase na temporada: última vitória ocorreu no dia 30 de setembro, contra o Sport - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Com o revés para o Grêmio (1 a 0), neste sábado no Independência, o Atlético sofreu a 12ª derrota neste Campeonato Brasileiro. O número já é o mesmo de toda a Série A do ano passado, quando o Galo ficou na 9ª posição, com 54 pontos, fora da zona de Libertadores.



As duas últimas temporadas do Atlético guardam similaridades. Em 2017 assim como em 2018, o time alvinegro foi comandado por três treinadores. Roger Machado, Rogério Micale e Oswaldo de Oliveira em 2017 e Oswaldo de Oliveira, Thiago Larghi e Levir Culpi em 2018.

Nos dois anos, o Galo não conseguiu montar times competitivos. A equipe de 2017 tinha jogadores de renome, como Fred, Robinho e Marcos Rocha. Neste ano, o Galo investiu menos, apostando em atletas de menor prestígio. Alguns deram certo, como Róger Guedes, que saiu no meio da temporada então como artilheiro e melhor atleta da Série A.

As muitas mudanças em 2018 têm sido um problema.
O Atlético perdeu no meio da temporada jogadores importantes, como o zagueiro Bremer e o meia Otero, vendidos, e o volante Gustavo Blanco, machucado. Outros chegaram, destaque para Yimmi Chará, um dos poucos com bom desempenho logo de início.

Além de jogadores e técnicos, o Atlético também trocou o homem forte do futebol. O diretor Alexandre Gallo saiu. O ídolo Marques, que estava na base, assumiu como interino. Gallo era muito criticado pela torcida por causa das contratações que não vingaram, como o atacante Denílson, o meia Nathan, o zagueiro uruguaio Martín Rea, entre outros.

O goleiro Victor fez uma análise da má fase do clube. “Primeiramente, é a confiança. A gente não está conseguindo fazer os resultados. Depois, é a continuidade do trabalho. Não se faz time campeão, não se faz time vencedor sem a continuidade de trabalho”, afirmou, em entrevista ao canal Premiere, após a derrota para o Grêmio (1 a 0).



Apesar do momento ruim, o Galo ainda briga por uma vaga na próxima Copa Libertadores. O time alvinegro está na 6ª posição, com 46 pontos. O Atlético-PR ainda pode ultrapassar o xará mineiro se vencer o Internacional, neste domingo, às 19h.

Para se manter entre os seis primeiros, o Galo precisa voltar a triunfar no Brasileiro. A última vitória ocorreu no dia 30 de setembro, contra o Sport, pela 27ª rodada. Desde então, foram quatro derrotas (Chapecoense, Fluminense, Ceará e Grêmio) e um empate (América).


Derrotas no Brasileiro em 2017


Atlético 1 x 2 Fluminense, no Independência
Vitória 2 x 0 Atlético, no Barradão
Atlético 0 x 1 Atlético-PR, no Independência
Atlético 0 x 1 Santos, no Independência
Atlético 0 x 2 Bahia, no Independência
Atlético 1 x 2 Vasco, no Independência
Atlético 0 x 2 Corinthians, no Mineirão
Grêmio 2 x 0 Atlético, na Arena do Grêmio
Fluminense 2 x 1 Atlético, no Maracanã
Atlético 1 x 3 Vitória, no Independência
Atlético 2 x 3 Chapecoense, no Independência
Santos 3 x 1 Atlético, na Vila Belmiro

Derrotas no Brasileiro em 2018


Vasco 2 x 1 Atlético, em São Januário
Atlético 0 x 1 Flamengo, no Independência
Sport 3 x 2 Atlético, na Ilha do Retiro
Grêmio 2 x 0 Atlético, na Arena do Grêmio
Palmeiras 3 x 2 Atlético, no Allianz Parque
Atlético 0 x 1 Internacional, no Independência
Vitória 1 x 0 Atlético, no Barradão
Flamengo 2 x 1 Atlético, no Maracanã
Chapecoense 1 x 0 Atlético, na Arena Condá
Fluminense 1 x 0 Atlético, no Engenhão
Ceará 2 x 1 Atlético, no Castelão
Atlético 0 x 1 Grêmio, no Independência.