A quinta passagem de Levir Culpi pelo Atlético começou com resultado negativo. Na reestreia do experiente treinador – que substituiu Thiago Larghi -, o Galo foi derrotado por 1 a 0 pelo Fluminense, neste domingo, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro desperdiçou boas chances na partida, incluindo um pênalti batido por Fábio Santos, que acertou a trave. O gol do triunfo tricolor foi anotado pelo atacante Luciano, aos 17 minutos do segundo tempo.
Com o revés, o Atlético permanece na sexta colocação do Brasileiro, com 46 pontos. Na briga pela classificação à Copa Libertadores da América, a equipe mineira completa o terceiro jogo sem vitória. Já o Fluminense fica na nona posição, com 40 pontos, e se recupera da derrota para o rival Flamengo.
Na próxima rodada da Série A, o Atlético visita o Ceará, no Castelão, no dia 29 de outubro (segunda-feira), às 20h. O Flu tem desafio diante do Santos, no sábado que vem, às 16h30, na Vila Belmiro.
Jogo aberto na primeira etapa
O primeiro tempo teve ritmo lento, com as equipes cadenciando as jogadas. A primeira chance de gol ocorreu somente aos 5 minutos, em chute cruzado de Ayrton Lucas, do Flu, defendido por Victor. Aos 14 minutos. Junior Sornoza arriscou de fora da área, e o goleiro atleticano, no canto direito, defendeu novamente. No decorrer da etapa, o Fluminense aumentou a intensidade e investiu, principalmente, pela esquerda, com Everaldo e Ayrton Lucas. O Atlético manteve a cautela e passou a ameaçar o adversário nos rápidos contra-ataques. No entanto, as tramas ofensivas, seja na velocidade de Chará ou nas finalizações de Elias e Cazares, não foram bem-sucedidas – para fora e nas mãos de Julio Cesar.
Aos 34 minutos, o Fluminense balançou a rede do Atlético, com Everaldo, que foi lançado por Luciano e bateu na saída de Victor. O gol, porém, foi anulado por impedimento. O Tricolor continuou no domínio das ações, tocando bastante a bola pelo meio-campo, mas sem efetividade. Richard tentou o chute de longa distância e mandou para fora. Aos 41, a melhor chegada do Flu na etapa: Luciano chutou forte de perna esquerda, e Victor, mais uma vez, fez boa defesa. Na sequência, o Galo respondeu com Ricardo Oliveira, após jogada entre Chará e Fábio Santos. A conclusão do centroavante foi pela linha de fundo. Nos instantes finais, Cazares tentou de longe. Sem perigo para Júlio César.
Pênalti perdido e gol tricolor
O Atlético teve a oportunidade de abrir o placar no início do segundo tempo. Chará foi lançado na área, driblou Júlio César e acabou derrubado: pênalti! Na cobrança, Fábio Santos deslocou o goleiro, mas mandou no pé da trave esquerda. O rebote voltou para o próprio lateral-esquerdo, que completou para a rede. Como houve dois toques do jogador atleticano na bola, o lance foi invalidado. Pouco depois, aos 3min, Cazares fez boa jogada pela direita, driblou a marcação, invadiu a área, mas tropeçou no momento da conclusão.
Aos 10 minutos, o Atlético chegou com perigo mais uma vez. Emerson cruzou rasteiro da ponta direita, a bola desviou na zaga e sobrou para Ricardo Oliveira. O camisa 9 bateu de primeira, mas desperdiçou outra oportunidade clara de gol. A partida ficou mais movimentada. O Fluminense tentou com Jadson, que também parou nas mãos de Victor. Em resposta, em contragolpe veloz envolvendo Cazares e Luan, Emerson foi lançado na entrada da área, dominou e chutou. Júlio César espalmou para escanteio.
Apesar do bom momento na partida, o Atlético foi castigado aos 17 minutos. Luan errou passe no meio-campo, e o Fluminense aproveitou. Luciano tocou Everaldo, que driblou Victor e devolveu para o companheiro. Com tranquilidade, Luciano dominou e bateu no canto direito: 1 a 0. Após o gol sofrido, Levir Culpi decidiu mexer no ataque do Galo: Denílson entrou no lugar de Ricardo Oliveira. Posteriormente, o treinador sacou Luan e Cazares e colocou Bruno Roberto e Terans. O Galo ainda foi ameaçado em arremates de Matheus Alessandro e Sonorza.
Aos 37 minutos, Matheus Alessandro foi expulso por acertar uma cotovelada em Maidana. Com um jogador a mais, o Atlético partiu em busca do empate. Terans tentou por duas vezes, e Júlio César mostrou segurança. A pressão mineira nos instantes finais também não foi capaz de evitar o triunfo dos time da casa.
FLUMINENSE 1 X 0 ATLÉTICO
Fluminense: Julio Cesar, Gum, Digão e Ibañez (Paulo Ricardo); Igor Julião (Dodi), Richard, Jadson, Junior Sornoza e Ayrton Lucas; Everaldo (Matheus Alessandro) e Luciano. Técnico: Marcelo Oliveira.
Atlético: Victor; Emerson, Maidana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan (Bruno Roberto), Cazares (Terans) e Chará; Ricardo Oliveira (Denílson). Técnico: Levir Culpi.
Gol: Luciano (Fluminense), aos 17min do 2ºT
Cartões amarelos: Fábio Santos, Luan (Atlético); Jadson (Fluminense)
Cartão vermelho: Matheus Alessandro (Fluminense)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de outubro (domingo)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)