O terceiro cartão amarelo aplicado ao zagueiro Maidana na goleada sobre o Sport por 5 a 2 obrigará o técnico Thiago Larghi a mexer na melhor dupla de zaga do Atlético que jogou neste Campeonato Brasileiro. Titular da equipe no ano passado e em boa parte de 2018, o prata da casa Gabriel ganha nova oportunidade para atuar ao lado do experiente Leonardo Silva no duelo com a Chapecoense, sábado, às 16h, em Chapecó, pela 28ª rodada, com o desafio de manter os bons números da dupla Leo e Maidana.
O acerto da defesa tem sido justamente o maior problema de Thiago Larghi na competição. Com 33 gols sofridos em 27 rodadas, o time atleticano é o que tem a pior defesa entre os 10 primeiros colocados. Além dos erros individuais e coletivos, as estatísticas foram negativas devido à troca constante de jogadores no setor no início da competição: foram cinco duplas distintas usadas por Larghi.
No quebra-cabeça da zaga, Leo e Maidana foram os únicos que mantiveram a média de gols sofridos abaixo de um por partida (0,72). Zaga mais alta do futebol nacional – o jovem tem 1,96m de altura e o capitão 1,93 –, ambos atuaram em 10 dos últimos 11 jogos, levando apenas oito gols. Com Gabriel em campo, o rendimento foi bem inferior: o mineiro já formou parcerias com Leonardo Silva, Maidana e Juninho, sempre com mais de um gol sofrido por confronto. Ao lado de Juninho, por exemplo, a equipe teve seu pior desempenho nas derrotas para Grêmio (2 a 0) e Palmeiras (3 a 2).
“É preciso reconhecer o esforço dos companheiros. Como o Maidana esperou, é minha vez de esperar o momento.
O jogador entende que é preciso aproveitar a oportunidade da melhor forma para tentar convencer a Larghi de que merece ser titular outra vez: “É uma chance única. Espero aproveitar da melhor maneira possível, substituindo o Maidana, que tem feito excelente sequência. Venho me preparando bem para ajudar a equipe a buscar os três pontos”.
SEM ESTREAR O Galo ainda conta com outro zagueiro que nem sequer estreou pela equipe: o jovem uruguaio Martín Rea, de 20 anos, natural de Montevidéu. Com contrato até o fim do ano, o jogador foi cedido de graça pelo Danúbio e está em fase de testes na Cidade do Galo. Ele ainda não foi relacionado para nenhum jogo do Campeonato Brasileiro..