O ex-jogador do Sporting, de Portugal, foi anunciado como novo reforço do Atlético em 27 de janeiro de 2017. Chegou como solução dos problemas de um elenco que sofria com a falta de volantes.
A estreia foi em 9 de fevereiro, na vitória alvinegra por 2 a 0 sobre o Joinville, pela Primeira Liga. Fez uma série de partidas como titular até conseguir engrenar. Em março, emendou quatro jogos seguidos com gols, contra Sport Boys-BOL (vitória por 5 a 1), Cruzeiro (vitória por 2 a 1), Flamengo (empate por 1 a 1) e Godoy Cruz-ARG (vitória por 4 a 1).
Nesse intervalo, conquistou o primeiro - e único, ao menos até o momento - título pelo Atlético. A taça de campeão mineiro foi conquistada após um empate sem gols e a vitória por 2 a 1 sobre o arquirrival Cruzeiro. Naquele momento, Elias, autor de um dos gols do clássico decisivo, ganhou o respeito da torcida.
As seguidas atuações irregulares e uma declaração polêmica, entretanto, estremeceram a ainda incipiente relação entre jogador e torcedores. Em outubro, Elias declarou, em entrevista à Fox Sport, que deseja encerrar a carreira no Corinthians, clube que defendeu em duas passagens: entre 2008 e 2010 e entre 2014 e 2016.
"Sou de São Paulo e só vejo um time para jogar lá, o Corinthians. Quero encerrar minha carreira no Corinthians”, disse. Apesar de ter terminado a primeira temporada como titular, Elias não viveu um ano tão bom quanto esperava.
Em 2018… Mais altos e baixos
Homem de confiança de todos os treinadores que passaram pelo Atlético desde que chegou ao clube, Elias passou por maus bocados nesta temporada. Após iniciar o ano como titular e peça fundamental dos times de Oswaldo de Oliveira e Thiago Larghi, o meio-campista perdeu a posição para o jovem Gustavo Blanco, de 23 anos.
A irregularidade fez com que as críticas dos torcedores aumentassem. Foi justamente nesse momento que Elias aceitou os questionamentos e, calado, trabalhou para recuperar espaço no elenco do Atlético. E, ao menos por enquanto, tem dado certo.
Apesar de não ser titular absoluto, participou de dez dos 13 jogos disputados pela equipe alvinegra após a Copa do Mundo. Destes, foi titular em nove. Os torcedores passaram a reconhecer a melhora técnica e física do jogador, que foi decisivo nas vitórias por 3 a 1 sobre Santos e Atlético-PR, no Independência.
Agora, às vésperas de completar 100 jogos, é a hora de assegurar de vez a regularidade e, é claro, a manutenção no time titular.
Números de Elias pelo Atlético
Número de jogos: 99
Jogos como titular: 87
Jogos entrando durante a partida: 12
Gols: 17
Cartões amarelos: 25
Cartões vermelhos: 3