Mas esses números revelam, de fato, a quantidade de associados ativos, que pagam suas mensalidades? A base de dados que o 'Futebol Melhor' utiliza é repassada pelos clubes. Contudo, as diretorias de cada equipe criam critérios distintos para considerar um torcedor adimplente. Segundo matéria da revista Época, de fevereiro de 2017, Inter e Grêmio aguardam um ano antes de tirar o sócio do cálculo.
O Cruzeiro, por sua vez, também não atualiza com rapidez. Prova disso é que, em fevereiro deste ano, o site 'Futebol Melhor' apontava o clube celeste com 72.851 sócios. Mas o próprio vice-presidente executivo da Raposa, Marco Antônio Lage, admitiu, na ocasião, que a Raposa tinha 48 mil associados em dia. Ou seja, quase 25 mil associados inadimplentes.
O Superesportes questionou o diretor de planejamento e marketing do Atlético, Lucas Couto, em relação ao total de associados ativos do Atlético. "Esses (112.763) são os números de sócios torcedores do Atlético. Esse negócio de falar quem está adimplente e quem está inadimplente é proibido por lei. Isso é tratado internamente pelo clube", disse.
"A torcida do Atlético é surpreendente em tudo, né!? Nós somos a maior torcida de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil. E esses números revelam isso", afirmou o dirigente, empolgado. Ele ainda esclareceu que todos os sócios dos clubes sociais do Galo também são sócios torcedores. "Todos os sócios do clube, por coincidência, são sócios torcedores".
Com 112.763 associados na base de dados do 'Futebol Melhor', o Galo precisaria lotar o estádio Independência cinco vezes para comportar todos os seus sócios torcedores. A diretoria considera mais vantajoso utilizar a arena do Horto ao Mineirão, com 62 mil lugares.
Número de sócios torcedores, segundo o 'Futebol Melhor'
1 – São Paulo – 152.622
2 – Grêmio – 144.825
3 – Palmeiras – 130.018
4 – Corinthians – 117.671
5 – Atlético – 112.763
6 – Internacional – 112.756
7 – Cruzeiro – 80.569