Depois de enfrentar duas equipes da parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro e somar apenas um ponto, o Atlético terá uma sequência pesada nos próximos cinco jogos. Dos próximos compromissos, quatro são contra adversários diretos na classificação da Série A: Corinthians, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo. O único intruso é o Atlético-PR, que está uma posição acima da zona de rebaixamento.
Contra Vasco e Vitória, duas das piores defesas da competição, o Atlético não conseguiu balançar as redes. E não faltaram oportunidades para que o time conquistasse bons resultados. O time criou chances, mas não conseguiu convertê-las em gols. Contra os times da parte de cima da tabela, o time terá que calibrar os pés para voltar a marcar.
Os adversários, neste momento, brigam por objetivos diferentes. Corinthians e Cruzeiro, que estão atrás do Atlético na classificação, estão na luta para entrar no G6. Já São Paulo e Flamengo, que estão acima, disputam o título.
O primeiro adversário da sequência é o Corinthians, 8º colocado. O time paulista tem cinco pontos a menos que o Atlético (29 e 34, respectivamente). Um triunfo, no entanto, coloca o ‘Timão’ perto do G6, que garante vaga na próxima Copa Libertadores. O duelo será no próximo sábado, às 21h, em Itaquera.
Na sequência, dois jogos no Independência. O primeiro é contra o São Paulo, líder isolado. O time paulista tem 11 pontos a mais que o Galo. A partida será na quarta-feira (5 de setembro), às 21h45. O jogo será crucial para o Atlético manter as chamas de título acesas. Logo depois, o Alvinegro recebe o Atlético-PR. A partida será no dia 10.
Os últimos dois jogos da série são clássicos, contra Cruzeiro e Flamengo. E o Atlético poderá levar vantagem nos confrontos. Logo depois de enfrentar o Alvinegro, dia 16, às 16h, no Mineirão, a equipe celeste deve entrar em campo pelas quartas de final da Copa Libertadores (para isso, precisa eliminar o Flamengo nesta quarta-feira). A tendência é de que alguns atletas sejam poupados. Atualmente, o time de Mano Menezes tem quatro pontos a menos que o de Thiago Larghi no Brasileirão.
No fim de semana seguinte, o adversário é o Flamengo. A bola rola no Maracanã no dia 22, às 19h. O Rubro-Negro, que está em terceiro, tem sete pontos a mais que o Galo. Logo depois do jogo contra o Atlético, os cariocas jogarão a partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians. É possível que o técnico Maurício Barbieri poupe alguns atletas.
Desempenho ruim
O Atlético não teve um bom desempenho contra equipes da parte de cima da tabela no turno do Campeonato Brasileiro. Contra o G6, foram cinco jogos, com quatro derrotas (Internacional, Flamengo, Grêmio e Palmeiras) e um empate (contra o líder São Paulo).
Logo abaixo do Atlético estão Cruzeiro e Corinthians. As duas equipes são as melhores posicionadas no Campeonato Brasileiro que foram derrotadas pelo Galo. Nos dois jogos, o Alvinegro venceu por 1 a 0, no Independência.