Neste domingo, Luan e Cuca se reencontrarão numa partida oficial pela quarta vez desde que o treinador deixou o Atlético, no final de 2013. Ídolos do clube, jogador e técnico foram peças importantes na caminhada alvinegra rumo ao título da Copa Libertadores daquela temporada. Agora, estão em lados diferentes.
Luan, que viu a própria carreira alcançar outro patamar justamente sob o comando de Cuca, segue no Atlético. O treinador, por sua vez, dirigiu três clubes desde que deixou a Cidade do Galo: Shandong Luneng-CNH, Palmeiras e, por último, o Santos, rival do time mineiro neste final de semana.
Questionado sobre o reencontro, Luan mostrou irreverência e brincou ao lembrar o bom desempenho contra Cuca. “Todas as que eu disputei contra ele eu me dei bem, só não em casa. Espero que dessa vez possa ser diferente. Jogo contra o Palmeiras lá, vencemos com gol do Donizete. Em casa, se não me engano, foi empate”, disse o jogador, em entrevista coletiva no CT, nesta quinta-feira.
O histórico
A primeira vez que Cuca e Atlético se encontraram depois que o treinador deixou o clube rumo à China traz boas lembranças a Luan. Em pleno Allianz Parque, num jogo às 11h - mesmo horário do duelo contra o Santos -, um protagonista inesperado deu a vitória ao time alvinegro naquele 24 de julho de 2016. Foi do volante Leandro Donizete, atualmente no América, o gol que garantiu o 1 a 0, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Luan entrou naquela partida aos 24 minutos da etapa final e ajudou a manter o resultado.
Em 17 de novembro do mesmo ano, os agora rivais voltaram a se enfrentar pelo Brasileirão, desta vez no Independência. O empate por 1 a 1, pela 35ª rodada, manteve o time alviverde na liderança e dificultou a missão alvinegra na busca pelo título, conquistado justamente pelo Palmeiras. Luan foi titular e deixou o gramado aos 34 minutos do segundo tempo.
O último encontro entre Luan e Cuca foi novamente num Atlético x Palmeiras, em 9 de setembro de 2017. O atacante foi titular naquela partida no Independência, pela 23ª rodada da Série A. O resultado? Novo empate por 1 a 1, com gols de Deyverson e Fábio Santos.
Atlético e Cuca se reencontraram uma vez sem a presença de Luan em campo. Foi em 4 de junho de 2017, pela 4ª rodada do Brasileirão. No Allianz Parque, mais um empate: 0 a 0.
O bom filho…
No comando do Santos, Cuca enfrentará o Atlético neste domingo, a partir das 11h. O duelo, válido pela 18ª rodada do Brasileirão, será no Independência - casa em que o treinador viveu momentos épicos durante a campanha vitoriosa na Libertadores. Luan, entretanto, quer deixar essa história de lado.
“Acho que não tem essa não. Independentemente se for o Cuca ou qualquer treinador, a gente tem que vencer. É um cara que fez história no clube, mas está do outro lado agora. Pode ter certeza que a gente vai dar tudo para poder surpreender o Santos e vencer essa partida”, disse.
Veja o histórico de Cuca contra o Atlético desde que o treinador deixou o clube, no final de 2013:
Palmeiras 0 x 1 Atlético, no Allianz Parque, em 24 de julho de 2016, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Atlético 1 x 1 Palmeiras, no Independência, em 17 de novembro de 2016, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Palmeiras 0 x 0 Atlético, no Allianz Parque, em 4 de junho de 2017, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Atlético 1 x 1 Palmeiras, no Independência, em 9 de setembro de 2017, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro