
Saiba mais
Cenário
O Atlético precisa de uma vitória simples sobre o Internacional para chegar aos 30 pontos e ultrapassar o Grêmio em número de vitórias (9 a 8), primeiro critério de desempate. O mesmo vale para o adversário atleticano. Se triunfar no Horto, o Inter vai a 32, ultrapassa o rival gaúcho e assume a terceira posição.
O empate no Independência só muda a posição do Internacional, que chegaria aos mesmos 30 pontos do Grêmio e assumiria o terceiro lugar por ter mais gols pró: 22 a 18. No saldo, os dois gaúchos estão empatados: 10 a 10.
Mudanças no Atlético
Mudanças no Atlético
Para o jogo, o técnico Thiago Larghi poderá contar com os volantes Elias e Matheus Galdezani. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acolheu um pedido de reconsideração formulado pelo departamento jurídico do Atlético e reformou a decisão que impedia os jogadores de atuarem contra o Inter. Elias e Galdezani foram suspensos por ofensas ao árbitro no jogo contra o Palmeiras, no dia 22 de julho, pela 14ª rodada do Brasileiro.
O treinador chegou a treinar com a dupla no time titular durante a semana, confiando na obtenção do efeito suspensivo. Caso o departamento jurídico do clube não tivesse obtido êxito, Larghi optaria pela entrada do uruguaio David Terans na vaga de Elias. Assim, Terans ocuparia o lado esquerdo, com Chará sendo deslocado pela direita, enquanto Luan atuaria pelo meio. O favorito a ocupar a vaga de Galdezani seria Lucas Cândido.
Na lateral esquerda, Fábio Santos é dúvida. Isso porque o jogador sofreu uma torção no tornozelo esquerdo durante o empate diante do Bahia, por 2 a 2, na última segunda. Ele chegou a fazer trabalhos físicos em campo na sexta e no sábado, mas a tendência, entretanto, é que o jovem Carlos Gabriel, de apenas 19 anos, seja escalado.
Na zaga, Iago Maidana, pelo lado esquerdo, seguirá formando dupla com Leonardo Silva, que atua pela direita. Com isso, Gabriel começará a partida no banco de reservas. Thiago Larghi explicou a manutenção de Maidana no time, ao lado do capitão.
“Acho que o jogador quando entra precisa de sequência. Se a gente avaliar por um, dois jogos, é muito pouco. Então, ele precisa de integrar e, principalmente, integrar dentro de um sistema como um todo, que já funciona”, disse Larghi.
Iago Maidana foi titular nas duas últimas partidas do time, contra Paraná (vitória por 2 a 0, no Independência) e Bahia (empate por 2 a 2, na Fonte Nova), quando Gabriel e Leo Silva, respectivamente, foram ausências por problemas médicos.
Inter com desfalques
O Internacional chegou em Belo Horizonte desfalcado do goleiro Danilo Fernandes, do lateral Zeca e do atacante Leandro Damião. O arqueiro Colorado teve uma ruptura no tendão no ombro direito e só voltará a atuar em 2019. Com isso, Marcelo Lomba assumirá a titularidade. Zeca sofreu uma pancada no pé direito na vitória contra o Botafogo, no fim de semana passado, chegando a ficar de fora de algumas atividades do time nos últimos dias. Fabiano será seu substituto.
Por sua vez, Damião, ex-Cruzeiro, foi vetado em função de uma contratura muscular cervical.
Por sua vez, Damião, ex-Cruzeiro, foi vetado em função de uma contratura muscular cervical.
Certo é que o técnico Odair Hellmann contará com a volta do zagueiro Rodrigo Moledo. O jogador ficou 50 dias fora da equipe por conta de dores no joelho direito. Agora, ele voltará a formar dupla com Víctor Cuesta.
“Moledo treinou bem essa semana. A gente espera contar com ele. Que bom que o Emerson fez uma boa partida [contra o Botafogo]. Eleva a competição boa entre os jogadores para um nível de performance alta. Moledo voltando espero que volte como estava jogando antes”, declarou Hellmann.
ATLÉTICO X INTERNACIONAL
Atlético
Victor, Patric, Leo Silva, Maidana e Carlos Gabriel; Zé Welison, Lucas Cândido, Luan, David Terans e Yimmi Chará; Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi
Internacional
Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick e D'Alessandro (Jonatan Alvez); Nico López e William Pottker.
Técnico: Odair Hellmann
Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte
Data e hora: segunda-feira, 6 de agosto, às 20h
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)