E vale muito mais do que simplesmente matar a saudade de jogos do futebol nacional. Vice-líder da Série A, o Atlético tenta reduzir a diferença para o primeiro colocado Flamengo. Nas 12 rodadas disputadas na primeira parte da temporada, o time alvinegro totalizou 23 pontos - quatro a menos que os cariocas, que encaram o terceiro colocado São Paulo no mesmo horário do duelo em Porto Alegre.
Enfrentar o Grêmio na Arena não costuma ser tarefa fácil. Em seis partidas no estádio, o Atlético venceu uma, empatou duas e perdeu três. E o atual campeão da Copa Libertadores foi elogiado por Thiago Larghi.
“O Grêmio é um time de muita qualidade, a gente sabe. Tem um meio-campo muito forte. O Luan é um jogador de muita qualidade, os pontas… Seja o Ramiro, seja o Lima, que flutua e é um pouco mais agudo. O Everton tem muita qualidade para frente”, disse o treinador alvinegro, em entrevista coletiva.
Mudanças
Além das saídas - que incluem também a ida do pouco utilizado Arouca ao Vitória -, Larghi terá também de lidar com questões médicos de peças importantes. Leonardo Silva (lesão muscular na coxa direita) e os volantes Adilson (problema na panturrilha esquerda) e Gustavo Blanco (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo) não jogam.
Por outro lado, novos atletas foram incorporados ao elenco. São eles: o volante José Welison, os meias Edinho e David Terans, além dos atacantes Yimmi Chará, Denílson e Leandrinho.
A tendência, portanto, é que sejam pelo menos cinco alterações em relação aos 11 titulares até a parada da Copa do Mundo. Saem da equipe Leonardo Silva, Adilson, Blanco, Cazares e Róger Guedes; devem entrar, respectivamente, Juninho, José Welison, Elias, Yimmi Chará e Tomás Andrade.
O adversário
"Vi que todos estavam muito cansados. Eles trabalharam muito forte nesta intertemporada, vamos entrar com tudo para fazer uma boa sequência. Queremos o máximo de pontos possíveis, mas temos que pensar no próximo jogo, é sempre o mais importante. O Atlético está bem posicionado, se vencermos igualamos nos pontos, encostamos. O objetivo é estar no bolo para dar o sprint final na finaleira do Brasileirão”, analisou Geromel, em entrevista coletiva.
Atualmente, o Grêmio ocupa a quinta colocação no Campeonato Brasileiro, com 20 pontos ganhos. Vitória em casa significa igualar a pontuação do rival desta quarta-feira.
Atualmente, o Grêmio ocupa a quinta colocação no Campeonato Brasileiro, com 20 pontos ganhos. Vitória em casa significa igualar a pontuação do rival desta quarta-feira.
GRÊMIO X ATLÉTICO
Grêmio
Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann (Bressan) e Cortez; Jailson, Cìcero, Ramiro, Luan e Everton; André
Técnico: Renato Portaluppi
Atlético
Victor; Patric, Gabriel, Juninho e Fábio Santos; José Welison, Elias e Luan; Yimmi Chará, Tomás Andrade e Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre
Data e horário: quarta-feira, 18 de julho de 2018, às 21h45
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (CBF/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (CBF/SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (FIFA/SP)