A partida entre Atlético e Flamengo, neste sábado, colocará frente a frente dois profissionais consolidados no futebol do Brasil e da Espanha. No comando ofensivo alvinegro, o centroavante Ricardo Oliveira enfrentará o goleiro Diego Alves, defensor da meta rubro-negra.
Os dois já foram oponentes anteriormente, nos campeonatos nacionais dos dois países. Melhor para Ricardo Oliveira. Em três duelos contra times em que Diego Alves - formado nas categorias de base do Atlético - jogava, o avante venceu duas vezes e empatou outra. E melhor: só não marcou gols em um deles, quando iniciou no banco de reservas.
Relembre:
Zaragoza 1 x 1 Almería - 23 de março de 2008 - 29ª rodada do Campeonato Espanhol
Ricardo Oliveira foi titular do ataque do Zaragoza ao lado de Diego Milito, argentino com passagens marcantes por Racing e Inter de Milão. Além deles, também faziam parte daquele time o ex-lateral-direito Roberto Ayala, além dos espanhóis Juanfran e Gabi, que atualmente defendem o Atlético de Madri.
O Almería, por sua vez, era comandado por Unai Emery, ex-técnico do PSG e substituto de Arsène Wenger no Arsenal. Felipe Melo, volante do Palmeiras, foi titular naquela partida. O atacante Álvaro Negredo, atualmente no Besiktas, da Turquia, marcou o gol de empate para os visitantes aos 44 minutos do segundo tempo.
Betis 2 x 0 Almería - 17 de maio de 2009 - 36ª rodada do Campeonato Espanhol
Essa foi a única disputa entre os dois que não teve gol de Ricardo Oliveira. O centroavante entrou apenas aos 31 minutos do segundo tempo, no lugar de Sergio Garcia. O chileno Mark González, que teve passagem pelo Sport, e o espanhol Arzu garantiram a vitória do Betis.
Apesar da derrota por 2 a 0, Diego Alves teve participação de destaque. O atual jogador do Flamengo mostrou aquela que é uma das especialidades dele: defesa de pênalti. O goleiro, que já venceu nomes como Cristiano Ronaldo, Messi e Griezmann nesse tipo de lance, pegou a batida do brasileiro Edú, revelado pelo São Paulo.
Santos 3 x 2 Flamengo - 2 de agosto de 2017 - 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
A última vez que Ricardo Oliveira e Diego Alves se enfrentaram foi na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. E o centroavante teve participação decisiva nos 3 a 2 do Santos sobre o Flamengo. Foi ele o responsável por marcar o gol da vitória dos paulistas, aos 43 minutos do segundo tempo, na Vila Belmiro.
O Flamengo abriu o marcador com Felipe Vizeu, aos 27 minutos da etapa inicial. Bruno Henrique empatou, após o intervalo. Pouco depois, Éverton Ribeiro fez 2 a 1 para os visitantes. Alison e Ricardo Oliveira garantiram a virada do Santos de Levir Culpi.
O próximo confronto
Atlético e Flamengo fazem partida decisiva neste sábado, a partir das 21h. O duelo coloca frente a frente líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro. Em seis partidas, o time alvinegro fez 13 pontos - dois a mais que o rival carioca. Vitória no Independência mantém os comandados de Thiago Larghi na ponta da tabela.
“É um jogo difícil, contra uma grande equipe. A gente conseguiu atingir, nesses seis primeiros jogos, a liderança do campeonato. Mas sabemos que está no início, requer muito cuidado, muito trabalho. O Campeonato Brasileiro é extenso, complicado. O que fazer? Manter a forma de trabalho, a forma que a gente vem enfrentando os grandes jogos”, analisou Ricardo Oliveira.