Atlético
None

ATLÉTICO

Cazares terá outra oportunidade de mostrar que pode ser o camisa 10 que o Galo precisa

Equatoriano volta a ser titular do Atlético no jogo contra o Furacão

postado em 11/05/2018 11:32 / atualizado em 11/05/2018 11:39

BRUNO CANTINI / ATLÉTICO

Já são duas temporadas e meia no Atlético, algumas atuações de gala e outras que não deixaram saudade nos torcedores. No momento em que a equipe tenta se manter no bloco de frente do Campeonato Brasileiro, o técnico Thiago Larghi decide apostar novamente em Cazares. Contestado por uma parte da torcida e defendido por outra, ele volta a ser titular do time alvinegro, provavelmente no lugar de Otero, no duelo com o Atlético-PR, domingo, às 16h, na Arena da Baixada, com um desafio em mente: melhorar os números na temporada.

Como reflexo da instabilidade do Galo, que perdeu o Estadual para o Cruzeiro e foi eliminado ainda na fase inicial da Copa Sul-Americana, o equatoriano oscilou muito, a começar pelo vaivém do time titular para o reserva. Em 2018, foram 14 partidas desde o início e outras sete como suplente, três gols e cinco assistências – são cinco resultados negativos nos 21 jogos. Na derrota para o Vasco por 2 a 1, no Rio, na estreia no Brasileiro, o jogador sofreu lesão muscular na coxa esquerda e ficou em tratamento por 20 dias no departamento médico.

As estatísticas do armador, de 25 anos, nesta temporada são ligeiramente inferiores se comparadas aos primeiros 21 jogos de 2017 (foram apenas dois reveses com ele em campo). Por mais que ele tenha marcado os mesmos três gols, participou diretamente de sete assinalados pelos companheiros. Foram 13 jogos como titular e oito como reserva.

Cazares tem feito trabalho diferenciado na academia para melhorar o rendimento em campo. Desde que chegou ao clube, no início de 2016, o jogador teve apenas três lesões, número considerado baixo para quem costuma atuar desde o início. “Sempre tive boa condição física. Trabalho para isso todos os dias na academia com Guilherme, Frank e Liu. Sempre trabalhamos pequenos pontos para não machucar, porque a sequência de jogos é grande. Trabalhamos forte para poder atuar em todas as partidas. Nas vezes em que me machuquei, foram muitos jogos e precisava descansar, mas não podia. Tem um momento em que você machuca. Agora, estamos confiantes e espero terminar o ano inteiro bem e como titular”, afirma o camisa 10.

Cazares revelou que gostaria de ter atuado diante do San Lorenzo, partida que decretou a eliminação alvinegra na Copa Sul-Americana. Por determinação da diretoria e da comissão técnica, os principais titulares foram poupados, dando prioridade ao Brasileiro e à Copa do Brasil. “Todos os jogos são importantes, como a Primeira Liga, o Estadual. Se entrarmos, temos que ganhar. Minha cabeça sempre quer ganhar, nunca perder. Ele poupou muitos jogadores, mas eu queria jogar. O treinador é quem sabe quem vai jogar. A gente sentiu. Se jogássemos, poderíamos ter passado de fase. Mas o treinador escolheu assim e aconteceu”.

MAIS LIBERDADE Ainda interino no cargo, Thiago Larghi, que vai para o 23º jogo pela equipe, é o sétimo treinador com quem o camisa 10 trabalha no Atlético. Com todos, ele enfrentou período na reserva, foi decisivo com assistências aos companheiros e também sofreu com cobranças da torcida. Para mudar o panorama com Larghi, o equatoriano aposta no novo modelo de jogo desenvolvido pelo técnico, com jogadores com maior poder de marcação, que dão mais liberdade para os atletas de frente.

Em seus últimos jogos antes de se machucar, Cazares atuou próximo dos volantes para ter mais espaços para criar as jogadas. “Adílson e Blanco marcam muito, correm muito. Dá prazer de ver. Eles se esforçam muito pelos companheiros. Isso me favorece para que eu possa jogar bem”, afirma o jogador.

O camisa 10 em campo

Os primeiros 21 jogos na temporada

2017
13 como titular
8 como reserva
7 atuando os 90 minutos
3 gols
7 assistências
1 cartão amarelo

 2018
14 como titular

7 como reserva
9 atuando os 90 minutos
3 gols
5 assistências
2 cartões amarelos

Tags: equatoriano titular chance oportunidade galo cazares