Superesportes

COPA DO BRASIL

Tempo de preparação e 'rival conhecido' são trunfos do Ferroviário-CE contra o Atlético

Equipe da Série D foi eliminada nos dois regionais disputados em 2018

Redação
Mota, de 37 anos, passou pelo Cruzeiro em 2003 e atua pelo Ferroviário desde a temporada passada - Foto: Pedro Chaves/Federação Cearense de Futebol
Eliminado na segunda fase do Campeonato Cearense, em 22 de março, e na fase de grupos da Copa do Nordeste, em 27 de março, o Ferroviário está há nove dias em processo de preparação visando ao jogo contra o Atlético, pelo confronto de ida da quarta fase da Copa do Brasil. O Galo, por sua vez, teve apenas dois dias de ajustes, pois concilia suas atenções com a decisão do Campeonato Mineiro.

Na competição nacional, a equipe cearense eliminou o Confiança, na primeira fase, e passou por Sport e Vila Nova-GO, nas etapas seguintes. Em quatro partidas até aqui foram duas vitórias e dois empates, com sete gols pró e cinco contra.

O elenco do 'Ferrão' sofreu uma remodelação após as eliminações: cinco atletas foram desligados (Dilsinho, Mailson, Eric Daltro, Iranilson e Valdo Bacabal). O time cearense chega a Belo Horizonte com 18 atletas relacionados para o confronto. A novidade na lista é o goleiro Gleibson, de 30 anos, recém-contratado do Iguatu. Ele já tem condições legais para estrear pelo Ferroviário-CE.

Em 24 partidas na temporada, o Ferroviário venceu sete, empatou sete e perdeu 10. A equipe marcou 29 gols e levou 41.

O jogo de volta entre Atlético e a equipe cearense será em 18 de março (quarta-feira), às 21h45, no Castelão. A igualdade no placar agregado leva a decisão para as penalidades máximas.
A estreia na Série D do Campeonato Brasileiro será em 22 de abril, diante do Cordino-MA, fora de casa.

"Rival conhecido" reencontra o Atlético

Jogador esteve na Toca da Raposa II no ano da Tríplice Coroa e marcou 25 gols em 60 partidas - Foto: Jorge Gontijo/EM/D.A. PressO experiente atacante Mota, integrante do elenco do Cruzeiro campeão da Tríplice Coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), é uma das peças do elenco do Ferroviário-CE. Ele esteve na Toca da Raposa II apenas em 2003 e conseguiu bons números: 25 gols em 60 partidas.

Com a camisa cruzeirense, Mota enfrentou o Atlético três vezes: ganhou duas e empatou uma. O atacante marcou o gol celeste no triunfo por 1 a 0, em 12 de outubro de 2003, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mineirão naquela ocasião recebeu 66.930 pagantes, para uma renda de R$ 635.632,00.

Mota também ganhou destaque ao marcar o segundo gol do Cruzeiro na vitória sobre o Paysandu por 2 a 1, em 30 de novembro de 2003, que valeu a conquista do Campeonato Brasileiro. Ele recebeu assistência do volante Felipe Melo, hoje no Palmeiras, e chutou de bico no canto direito. Mais de 73 mil torcedores compareceram ao Mineirão naquela tarde de domingo. 

Já em fim de carreira, Mota, de 37 anos, passou a atuar como meia-atacante no Ferroviário. Em 2018, ele disputou 11 jogos e marcou um gol.

Veja os relacionados para o jogo de ida diante do Atlético, nesta quarta-feira:

Goleiros: Gleibson e Léo
Laterais: Amaral, Sávio
Zagueiros: Afonso, Túlio e Erandir
Volantes: Glauber, Mazinho, Liniker, Robson Simplício e Emerson Santos
Meias: Jean, Janeudo, Valdeci e Mota
Atacantes: Andrei e Luís Soares

Veja o retrospecto do Ferroviário-CE em 2018:

Campeonato Cearense (eliminado na segunda fase, em 22/03)

5 vitórias
4 empates
5 derrotas
18 gols marcados
21 gols sofridos

Copa do Nordeste (eliminado na fase de grupos, em 27/03)

0 vitórias 
1 empate
5 derrotas
4 gols marcados
15 gols sofridos

Copa do Brasil

2 vitórias
2 empates
0 derrotas
.