Em 2007, no jogo de ida da final contra o Cruzeiro, o atacante Vanderlei marcou o quarto gol atleticano, chutando da intermediária, com o goleiro celeste Fábio de costas para o lance. Na segunda partida, a Raposa fez 2 a 0 ainda na primeira etapa, mas ficou nisso e a taça ficou com o Galo.
Em 2008 e 2009, novamente os dois principais rivais mineiros se encontraram na decisão. E em ambos o Atlético perdeu o título, sendo goleado no jogo de ida (ambos por 5 a 0). Nas duas decisões o time alvinegro não conseguiu inverter os placares e viu a Raposa comemorar os dois títulos.
Em 2010, o Alvinegro venceu os dois jogos contra o Ipatinga. Na primeira partida, no Ipatingão, vitória alvinegra por 3 a 2. Na volta, no Mineirão, nova vitória atleticana, desta vez por 2 a 0. Foi o 40º título mineiro do clube. No ano seguinte, tanto o Independência quanto o Mineirão estavam em reforma para a Copa do Mundo. Assim, Atlético e Cruzeiro disputaram os dois jogos da decisão na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. No primeiro, vitória atleticana por 2 a 1. Na volta, triunfo celeste por 2 a 0 e título da Raposa.
Mas em 2012 e 2013, bicampeonato atleticano, contra América e Cruzeiro, respectivamente. Frente ao Coelho, empate por 1 a 1 e vitória por 3 a 0. Já no duelo com a Raposa, triunfo por 3 a 0 e revés por 2 a 1. Atlético e Cruzeiro empataram as duas partidas da decisão de 2014 por 0 a 0. Pelo regulamento da competição, a equipe celeste acabou ficando com o título por ter ficado à frente na fase de classificação.
O Galo enfrentou novamente um time do interior na final do Estadual de 2015. Desta vez, o adversário foi o Ipatinga. Depois de um empate sem gols no jogo de ida, o Galo bateu a Veterana por 2 a 1 na volta e garantiu o troféu.
O adversário de 2016 foi o América, que venceu o jogo de ida por 2 a 1. Na volta, o Galo vencia por 1 a 0, garantindo o título. Mas o lateral-esquerdo Danilo, hoje no Galo, marcou o gol de empate e do título alviverde.
No ano passado, os dois maiores rivais mineiros voltaram a se enfrentar na final. E o Galo levou a melhor. O time comandado pelo técnico Roger Machado segurou um empate por 0 a 0, no Mineirão, e venceu o rival por 2 a 1, no Independência, levantando seu 44º título estadual.
Em 2018, o adversário do Atlético na final é novamente o Cruzeiro. A primeira partida será no próximo domingo, às 16h, no Independência. A equipe celeste joga com a vantagem de empatar os dois duelos.