Thiago Larghi optou por fechar o último treinamento do Atlético antes do clássico contra o América - Foto: Bruno Cantini/Atlético
No intervalo de dez jogos - período em que está no comando do Atlético -, Thiago Larghi promoveu mudanças em diferentes setores do 4-2-3-1. O que mais vezes foi alterado certamente é o ocupado pelos meias ofensivos. E novas modificações podem estar por vir nesta quinta-feira, contra o América, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Afinal, o treinador interino tem cinco ‘candidatos’ para as três vagas de jogadores que municiam diretamente o centroavante Ricardo Oliveira.
Mas quem deve ser titular? Veja a seguir como cada atleta pode contribuir com o time alvinegro no clássico, marcado para 20h desta quinta-feira, no Independência.
Cazares
Irregular durante a temporada, Cazares recuperou espaço e atuou como titular contra a URT - Foto: Bruno Cantini/Atlético
O equatoriano tem alternado bons e maus momentos na temporada - tônica do desempenho do camisa 10 no Atlético. Recuperou espaço nos últimos jogos e voltou ao time titular. Cazares é opção de armação e cadência pelo centro. Apesar de também poder atuar pelos lados, a tendência é que siga no time e atue entre os dois pontas.
Cazares em 2018
Jogos: 12 (sete como titular e cinco como reserva)
Gols: 2
Assistências: 2
Erik
Erik ganhou espaço sob o comando do técnico interino Thiago Larghi e disputa posição com Otero - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Erik iniciou o ano como reserva. Foi importante no jogo contra o Atlético-AC, pela Copa do Brasil, e virou titular.
Ficou de fora da partida contra o Figueirense, também pelo torneio mata-mata, mas retomou a titularidade diante da URT. Com Thiago Larghi, atuou tanto centralizado (na posição de Cazares), quanto pela ponta. Concorre diretamente com Otero por um lugar no lado esquerdo da trinca de meias ofensivos. É opção de velocidade e profundidade.
Erik em 2018
Jogos: 12 (11 como titular e um como reserva)
Gols: 1
Assistências: 3
Luan
Luan ganhou a disputa com Róger Guedes e foi titular do Atlético nas quartas de final com a URT - Foto: Bruno Cantini/Atlético
O ‘Menino Maluquinho’ ganhou a disputa com Róger Guedes pela titularidade no lado direito. Luan teve uma pré-temporada estendida para melhorar as condições físicas. Desde que ficou à disposição, participou de jogos seguidos e vem retomando o ritmo de jogo. É opção de velocidade e intensidade. Além de tudo, é muito querido pelos torcedores. Foi titular contra a URT. Deixou o gramado durante o segundo tempo para a entrada de Tomás Andrade.
Luan em 2018
Jogos: 12 (dois como titular e 10 como reserva)
Gols: 2
Assistências: Nenhuma
Otero
Peça importante do Atlético, Otero não foi titular contra a URT por conta de procedimento estético - Foto: Bruno Cantini/Atlético
O venezuelano é decisivo nas bolas paradas. Titular absoluto do time desde o final de 2017, quando se destacou na tímida recuperação do Atlético no Campeonato Brasileiro, o meia não iniciou entre os 11 diante da URT. O motivo: passou por um procedimento estético no nariz sem aval do departamento médico alvinegro. Entrou durante a partida e teve pouco tempo de jogo.
Como o próprio Thiago Larghi revelou, ele e Erik disputam vaga pelo lado esquerdo da segunda linha de meias.
Otero em 2018
Jogos: 12 (10 como titular e dois como reserva)
Gols: 1
Assistência: 6
Róger Guedes
Róger Guedes iniciou bem a temporada 2018, mas caiu de rendimento e foi reserva contra a URT - Foto: Bruno Cantini/Atlético
Iniciou o ano como titular. Foi destaque da equipe, marcou gols e demonstrou intensidade tanto no ataque, quanto na defesa. Depois, simplesmente sumiu. A queda técnica no desempenho veio junto com a saída do time. Substituído com frequência por Thiago Larghi, foi relegado ao banco de reservas na partida contra a URT. O titular foi Luan. O ‘Menino Maluquinho’ é o principal concorrente de Róger Guedes pela vaga.
Róger Guedes em 2018
Jogos: 11 (todos como titular)
Gols: 3
Assistências: Nenhuma
Outras opções
Além dos cinco, o Atlético tem no elenco outros jogadores que podem atuar em pelo menos uma das três posições da segunda linha de meias ofensivos. São eles: Tomás Andrade, Bruno Roberto, Marco Túlio, Marquinhos, Hyuri e até mesmo os polivalentes Carlos e Danilo. Os mais jovens retornaram ao time sub-20 para uma partida da Copa do Brasil. A tendência é mesmo que Cazares, Erik, Luan, Otero e Róger Guedes estejam entre os escolhidos por Thiago Larghi.
Nas demais posições, o time está praticamente definido.
O goleiro, claro, é Victor. A primeira linha é formada por Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos. Adilson e Elias formam a dupla de volantes. O centroavante é Ricardo Oliveira.
A decisão de quem será titular só se tornará pública uma hora antes do jogo contra o América. Antes disso, os jogadores treinam na tarde desta quarta-feira. A atividade será fechada para a imprensa.
.