Há a chance, inclusive, de incluir um terceiro jogador do Atlético nas negociações. A possibilidade é analisada pelas diretorias.
Anteriormente, a ideia do Sport era contar com Danilo e Carlos. O interesse pernambucano no também atacante Judivan, do Cruzeiro, esfriou as tratativas pelo reserva de Ricardo Oliveira.
O Sport trabalha no mercado para encontrar um eventual substituto de André. O atacante, que passou pelo Atlético entre 2014 e 2015, negocia com o Grêmio e deve deixar o clube pernambucano.
‘Novela’
A negociação entre Atlético e Sport é tida como complexa pelas duas partes. O interesse alvinegro em Rithely, de 27 anos, é antigo. As tratativas foram retomadas no final de 2017, mas não tiveram desfecho positivo. O volante chegou a estar perto do Internacional. As partes, entretanto, não chegaram a um acordo.
Com isso, o Atlético voltou ao jogo. O Sport, por sua vez, se mostrou mais maleável nas negociações e abriu caminho para uma eventual saída de Rithely do clube após quase oito anos.
O volante tem contrato com o clube pernambucano até 2022 e já havia demonstrado interesse de sair. Nos últimos dias, entretanto, falou-se na imprensa que Rithely mudou de ideia e não demonstrava tanto interesse na negociação com o Atlético. Ele, inclusive, comentou uma postagem nas redes sociais sobre as tratativas com o clube alvinegro: "Só esqueceram de me avisar". Questionado sobre isso, o diretor de futebol Alexandre Gallo negou a insatisfação do jogador.
Saídas
Dodô, por sua vez, está emprestado ao Botafogo-SP até o final do Campeonato Paulista. O meia é titular da equipe de Ribeirão Preto, que luta por uma das duas vagas do grupo D nas quartas de final da competição.
Ele atuará ainda nesta quinta-feira, às 19h15, contra o São Caetano, pela penúltima rodada da fase classificatória do estadual. Se avançar, o Botafogo-SP enfrentará o Santos no mata-mata. Apesar de ainda ter contrato válido, um novo empréstimo de Dodô é considerado natural - especialmente por se tratar do Sport, que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro.
Imbróglio no Recife
A relação de Rithely com o Sport não é das melhores atualmente. Recentemente, os agentes do volante acionaram o clube na Justiça e na Câmara Nacional de Resolução e Disputas (CNRD), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Na Justiça comum, a ação trata do pagamento pela compra de 50% dos direitos econômicos do atleta, realizada em 2016. Na CNRD, os empresários cobram o pagamento das parcelas pendentes pela comissão da negociação. O Sport tentou, sem sucesso, uma revisão nos valores.
Em meio à disputa, Rithely encara problemas dentro de campo. O volante se recupera após lesão no tornozelo e só atuou em dois jogos do Sport na temporada. O retorno era previsto para o clássico contra o Santa Cruz, nessa quarta-feira. Veto médico impediu o jogador de atuar no empate por 1 a 1, pelo Campeonato Pernambucano.
Se for contratado, Rithely será o oitavo reforço do Atlético na temporada. Antes dele, chegaram ao clube mineiro o lateral-direito Samuel Xavier (ex-Sport), o zagueiro Iago Maidana, o volante Arouca, o meia Tomás Andrade e os atacantes Erik, Róger Guedes e Ricardo Oliveira.