Superesportes

CAMPEONATO MINEIRO

Atlético joga pela classificação antecipada e reabilitação no Triângulo

Galo visita Uberlândia, no Parque do Sabiá, para se garantir nas quartas de final

João Vitor Marques Vicente Ribeiro
Substituto do suspenso Otero, Cazares é a grande novidade no time do Atlético nesta quinta-feira - Foto: Bruno Cantini/Atlético


O Atlético enfrenta o Uberlândia, nesta quinta-feira, às 19h15, no Parque do Sabiá, em uma partida que ganhou muito em importância para o futuro da equipe no Campeonato Mineiro. Em busca da reabilitação, depois da derrota para o Cruzeiro na rodada passada, o Galo não almeja mais a vice-liderança da fase de classificação, garantida pelo América. Mas, além da recuperação, o time alvinegro precisa da vitória também para assegurar, antecipadamente, um lugar entre os oito melhores que disputarão os playoffs do Estadual. 

Com a vitória do América sobre a Caldense, o Atlético já não pode mais ultrapassar o rival alviverde e alcançar a segunda melhor campanha. O objetivo agora é a classificação na terceira posição, para assegurar vantagem ao menos nas quartas de final. Os resultados dessa quarta-feira deixaram o time alvinegro em sexto lugar (12 pontos). Entretanto, triunfo diante do Uberlândia levará a equipe da capital a garantir um lugar entre os oito que disputarão os playoffs, atrás apenas de Cruzeiro e o Coelho na tabela. Por outro lado, derrota no Triângulo ligará o sinal de alerta para diretoria, comissão técnica e jogadores.

Mudança

Thiago Larghi tem um desfalque importante para a partida desta quinta-feira. Suspenso por acúmulo de três cartões amarelos, Otero deixa a equipe.
O venezuelano é responsável direto por sete dos 17 gols marcados pelo Atlético na temporada, com seis assistências e uma bola na rede. Ele será substituído por Cazares, única novidade no time titular.

O equatoriano iniciou a temporada entre os 11 iniciais, mas perdeu espaço para Erik - que atuará na ponta esquerda contra o Uberlândia. A hora é de deixar a irregularidade de lado para, quem sabe, retomar o lugar no time.

“Estou tranquilo. Não me preocupa agora ser titular. Estou tentando jogar, se entro bem, tentando fazer o melhor. O melhor é sempre estar jogando, sempre estar pronto. Mas não estou preocupado quanto a isso. Estou tranquilo. Sempre tento fazer o melhor, e se o treinador precisar de mim, vou estar ali sempre”, disse o camisa 10.

A outra novidade no Atlético é no banco de reservas. Alerrandro, de apenas 18 anos, retorna à lista de relacionados. O jovem centroavante ficou com a vaga deixada por Carlos, que sentiu dores no joelho direito e não participou do último treinamento antes da partida no Parque do Sabiá.

Além dos três pontos, a expectativa de Larghi para o jogo desta quinta-feira é que o Atlético apresente evolução, especialmente no aspecto ofensivo. Apesar de ter tido pouco tempo de trabalho após a derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, no último domingo, o auxiliar e treinador interino orientou atividades voltadas especialmente para o setor de criação durante a semana.

O Atlético tem sido cobrado por conta das dificuldades de propor o jogo contra rivais mais recuados. A estratégia de Larghi é apostar na rápida transição ofensiva, puxada especialmente por Erik, Róger Guedes e Otero.

“A gente está num processo de construção.
Estamos passando por uma série de dificuldades, estamos nos encontrando ainda. A gente sabia que a primeira colocação, que era a ideal, seria difícil. Estamos bem na Copa do Brasil. Estamos ajustando, melhorando o trabalho. Vamos tentar vencer as duas partidas e tentar encarar da melhor forma o mata-mata”, disse o volante Adilson, ao relacionar o desempenho do time com o momento na temporada.

O adversário

O Uberlândia vive um momento complicado na temporada. O time iniciou a nona rodada já na zona de rebaixamento, com apenas nove pontos. Apesar de amargar uma posição ruim no Campeonato Mineiro, a equipe do técnico Zé Teodoro também vislumbra uma vaga nas quartas de final.

A vitória por 1 a 0 sobre o Patrocinense, no último domingo, deu novo ânimo ao Uberlândia, que vinha de quatro derrotas consecutivas. O duelo contra o Atlético é visto como o ‘jogo da vida’ para a equipe do interior.

“As duas equipes estão desesperadas, nós até mais que eles. Temos que ter cautela, respeitar o Atlético, mas respeitar jogando. Temos bons jogadores.
No jogo não tem favorito. O Uberlândia também é uma equipe grande”, disse o meia-atacante Ricardinho.

Apesar do mistério nos últimos treinamentos, a tendência é que o time da última rodada seja mantido. Foram seis mudanças promovidas por Zé Teodoro em relação à partida anterior.

UBERLÂNDIA X ATLÉTICO

Uberlândia
Roni; Cesinha, Bruno Costa, Ferron e Rogério; João Paulo, Leandro Santos, Marco Goiano e Alê; Ricardinho e Alfredo 
Técnico: Zé Teodoro

Atlético
Victor; Patric, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson e Elias; Róger Guedes, Cazares e Erik; Ricardo Oliveira
Técnico: Thiago Larghi

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Data e horário: 8 de março de 2018 (quinta-feira), às 19h15
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (CBF)
Assistentes: Marconi Helbert Vieira (CBF) e Leonardo Henrique Pereira (CBF)
.