Para conhecer o estilo de jogo e saber como Samuel Xavier chegará ao Galo, o Superesportes ouviu três repórteres esportivos de Pernambuco. Eles são unânimes ao dizer que o lateral deixa o Sport no seu pior momento no clube. Caberá ao técnico Oswaldo de Oliveira, que trabalhou com Xavier em 2016, recuperar o futebol do atleta.
Samuel Xavier chegou ao Sport em 2015, quando foi campeão da Copa do Nordeste pelo Ceará. O atleta teve destaque no ano de estreia pelo Leão e continuou razoavelmente bem em 2016, chegando, inclusive, a ser cotado no Palmeiras. Neste ano, contudo, ele caiu de rendimento.
“Ele foi contratado pelo Sport a pedido do técnico Eduardo Baptista, que quis levá-lo ao Palmeiras. No ano em que ele chegou, o Sport tinha uma carência na posição e, por isso, ele assumiu a titularidade. Conseguiu fazer uma boa temporada de estreia. Em 2016, teve altos e baixos. No fim de 2017, acabou no banco”, afirmou Rômulo Alcoforado, da Globo de Recife.
Samuel Xavier terminou esta temporada como reserva do Sport. A derrota para o então já rebaixado Atlético-GO, na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, motivou o técnico Daniel Paulista a mexer no time. Xavier acabou substituído por Raul Prata e não jogou as últimas quatro partidas da Série A.
“Ele começou a perdeu espaço na reta final do Campeonato Brasileiro. Passou a ser muito questionado pela torcida. Ele, Diego Souza e Rithely, que eram os pilares do time, começaram a ser vaiados. No fim, os torcedores já não tinham mais paciência com ele. Tanto que a saída não foi sentida pela torcida”, avaliou Yuri de Lira, do Superesportes de Pernambuco.
Características de jogo
Em campo, Samuel Xavier é conhecido por ser um lateral que apoia bem e que tem dificuldade na marcação. Em três temporadas pelo Sport, marcou três gols.
“O Samuel Xavier tem caraterísticas para determinados sistemas de jogo. É mais um ala, que sobe com força ao ataque, é veloz. Mas tem deficiência na marcação. Muitos gols nasceram nas costas do Samuel. Isso não significa que seja falha dele, já que a defesa do Sport sofreu muito em 2017. O Prata assumiu a lateral direita porque conseguiu recompor melhor”, disse João Victor Amorim, da Rádio Jornal.
Revelado pelo Paulista de Jundiaí, Samuel Xavier passou pelo São Caetano, Guarani e Ceará antes de chegar ao Sport. Agora no Atlético, ele pode assumir a vaga de Marcos Rocha, que está negociando com o Palmeiras. Será uma grande responsabilidade. Rocha é identificado com a torcida, mas está desgastado. Quer respirar novos ares. Pelo Galo, Marcos Rocha venceu títulos importantes, como a Libertadores, a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.
Samuel Xavier Brito
Idade: 27 anos
Altura: 1,66m
Posição: Lateral-direito
Natural: São Paulo/SP
Clubes: Paulista (2010 à 2011/2011 à 2012); Guarani (2011); São Caetano (2012 à 2013); Ceará (2014 à 2015); Sport (2015 à 2017)