A ida de Marcos Rocha para o Palmeiras seria em definitivo, até porque ele só tem vínculo com o Galo até dezembro de 2018. No meio do ano, o lateral já poderia assinar um pré-contrato com outro clube. Durante a coletiva de apresentação da nova diretoria, o executivo do futebol Alexandre Gallo até chegou a falar que a ampliação do vínculo de Rocha era uma das prioridades da direção. O fato é que isso ainda não ocorreu.
Por sua vez, Roger Guedes tem contrato com o Palmeiras até março de 2021. O clube paulista é dono dos direitos federativos e tem 25% dos direitos econômicos. O acordo para a transferência desse jogador é um pouco mais complexo porque o Criciúma detém 60% dos direitos e o pai do atacante, Néco Guedes, possui outros 15%. Essas duas partes têm interesse imediato de faturar com a saída do jogador do Palmeiras.
Outro ponto que vem sendo discutido pelos clubes é a diferença do preço de mercado dos dois jogadores.
Levando isso em conta, se Guedes for negociado em definitivo com o Atlético, a tendência é que o Palmeiras faça uma composição para seguir com algum percentual sobre seus direitos econômicos.
Nesta janela de transferências, o Palmeiras já emprestou dois jogadores para o Atlético. O volante Arouca e o atacante Erik ficam no Galo até 31 de dezembro de 2018.
Ascensão e problemas
Róger Guedes subiu ao elenco profissional do Criciúma durante a temporada 2014, aos 18 anos, e marcou um gol em três partidas disputadas. Na sequência pelo Tigre catarinense, já estabilizado no grupo principal, atuou em 42 jogos e balançou as redes quatro vezes. No início de 2016, foram três tentos em 17 compromissos até a transferência para o Palmeiras.
No restante do ano passado pelo clube paulista, Guedes foi peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro. Em 34 partidas, o atacante anotou quatro gols. O destaque pelo Alviverde rendeu uma proposta do Spartak Moscou, da Rússia. O negociação, no entanto, foi recusada pelo Palmeiras e, desde então, a vida do jogador em São Paulo não tem sido das mais tranquilas.
Róger Guedes foi apontado como sendo um atleta com problemas de comportamento e teve atrito com o companheiro de equipe Felipe Melo ainda durante a disputa da Copa Libertadores.
No segundo semestre, o atacante perdeu mais espaço no time. Após ser constatada falta de entrega nos treinamentos, Guedes foi afastado pela direção do Palmeiras no início de outubro. Duas semanas depois, foi reintegrado e terminou a temporada com 49 jogos e oito gols.
Róger Guedes em 2017
49 jogos na temporada 2017, marcou oito gols
Copa Libertadores – 7 jogos (4 como titular)
Campeonato Brasileiro – 26 jogos (15 como titular) – 4 gols – 2 Cartão amarelo
Copa do Brasil – 4 jogos (3 como titular)
Campeonato Paulista – 8 jogos (4 como titular) – 4 gols – 3 Cartão amarelo – 1 Cartão vermelho
Está no Palmeiras desde 2016, quando fez 4 gols em 34 jogos.