O Atlético vai ter um adversário complicado em sua estreia na Copa Sul-Americana de 2018. O San Lorenzo, da Argentina, será o rival alvinegro na primeira fase da competição. Os jogos estão marcados para 11 de abril, em Buenos Aires, e 9 de maio, em Belo Horizonte. Será o reencontro entre as equipes após 18 anos e uma eliminação.
Em 2000, os dois clubes caíram no grupo E da Copa Mercosul e se enfrentaram nas rodadas 1 e 4. O primeiro duelo aconteceu no dia 3 de agosto, na Argentina, e o Galo venceu por 4 a 3. André ‘Balada’ abriu o placar para o Alvinegro, que levou a virada com dois gols de ‘Loco’ Abreu, um deles de cavadinha em cobrança de pênalti. Marques, atual coordenador da base alvinegra, empatou.
No dia 13 de setembro, mais uma vitória alvinegra. No Mineirão, o Atlético abriu 2 a 0, com dois gols de Guilherme. O time argentino empatou ainda no primeiro tempo, com Franco e Santana. No fim, André Silva, em sua última partida pelo Atlético, definiu o triunfo por 3 a 2. O resultado eliminou o San Lorenzo, mesmo com restando duas rodadas para o fim da fase de grupo.
Antes destes confrontos, as equipes se enfrentaram em um amistoso, no Mineirão. A partida aconteceu no dia 17/08/1969 e foi vencida pelo Galo por 2 a 1. Os três gols foram marcados de pênalti. Oldair marcou os dois pelo Atlético e Fischer diminuiu.
Boa fase dos argentinos
O San Lorenzo encerrou o último Campeonato Argentino com a sétima colocação. Com isso, ficou fora da Libertadores 2018. Pouco depois, ainda em disputa da competição continental em 2017, uma mudança que deu novos rumos ao time do papa Francisco. Pressionado, Diego Aguirre, ex-Atlético, não suportou a eliminação para o Lanús (que viria a ser vice-campeão), nos pênaltis, e pediu demissão.
Claudio Biaggio assumiu o comando do clube, que é o vice-líder do Campeonato Argentino.
Faltam 14 rodadas para o fim do Campeonato Argentino, que terminará em maio. O time argentino deverá estar na briga pelo título quando os confrontos contra o Atlético, pela Sul-Americana, forem realizados. .