
O jovem atacante não será aproveitado pelo técnico Roger Machado. Para valorizá-lo, a diretoria alviverde optou pelo empréstimo. Ex-jogador do Goiás, Erik teve 60% dos direitos econômicos comprados em 2015 por 3 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões na cotação da época).
O Atlético já confirmou a contratação de Arouca, também ex-jogador do Palmeiras. O contrato com o experiente volante é por empréstimo de um ano. Ao fim desse período, o clube alvinegro poderá assinar novo vínculo com o atleta gratuitamente.
A diretoria atleticana ainda não oficializou a contratação de Erik. O clube aguarda a realização de exames médicos e posterior assinatura de contrato para anunciar publicamente o reforço.
Saiba mais
Presidente revela estratégia do Atlético no mercado: 'Se você não tem dinheiro, o que você tem?' Em rede social, Arouca celebra acerto com o Atlético e promete 'deixar tudo em campo' Estádio, mercado, readequação financeira: a entrevista coletiva do presidente eleito do Atlético, Sérgio Sette Câmara Alexandre Gallo revela que Atlético fez proposta de dois anos de contrato a Robinho
Em 2016, foi mais acionado pelos técnicos Marcelo Oliveira e Cuca. Fez três gols em 30 jogos na temporada de estreia pelo clube alviverde. Na campanha do título brasileiro, foi acionado em 16 oportunidades. Erik, inclusive, garantiu a vitória do time na partida contra o Internacional, fora de casa - momento considerado importante na trajetória da equipe na competição.
Neste ano, entretanto, Erik perdeu espaço. Foram apenas 14 jogos disputados - e nenhum gol marcado. De acordo com dados do OGol, o atacante atuou apenas 551 minutos em 2018.
Características
Erik se destacou no Goiás. Chegou ao time profissional em 2013, mas começou a ser mais acionado nas duas temporadas seguintes. Em 2015, viveu o melhor momento da carreira ao anotar 19 gols em 48 jogos disputados (média de 0,4 por partida). Na equipe esmeraldina, atuava mais pelas pontas - em especial do lado direito.
No Palmeiras, atuou em diferentes posições. Jogou nos lados do campo, mas também teve boas aparições quanto foi escalado como centroavante. Erik é considerado um atacante de boa técnica e acumula convocações para as equipes de base da Seleção Brasileira.
Apesar de ser rápido, o jovem não é exatamente um jogador de velocidade e drible, perfil procurado pela diretoria atleticana. Entretanto, supre uma eventual carência no elenco alvinegro nas pontas. Para a posição, o Atlético conta atualmente com Luan, Valdívia (cujo contrato se encerra ainda no primeiro semestre de 2018), Otero e Clayton.
Juan Cazares e Robinho também podem jogar nesse setor do campo, mas preferem ser escalados no meio. O camisa 7, inclusive, está em fim de contrato com o Atlético e pode não permanecer na próxima temporada. Os volantes Gustavo Blanco e Elias também foram utilizados na posição durante 2017. Outra opção neste ano, Marlone deixa o clube.
Ficha técnica
Nome: Erik Nascimento Lima
Posição: Ponta/Centroavante
Naturalidade: Novo Repartimento (PA)
Altura: 1,72m
Data de nascimento: 18 de julho de 1994 (23 anos)
Pé preferencial: Direito
Clubes anteriores: Goiás (2013-2015) e Palmeiras (2016-2017)
Títulos: Campeonato Goiano (2013 e 2015) e Campeonato Brasileiro (2016)