
Antes da goleada no Independência, a probabilidade de o Atlético conquistar a vaga na Liberatdores era de apenas 4,6%, de acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após a vitória - e os tropeços dos rivais Botafogo, São Paulo, Bahia, Chapecoense e Vasco -, as chances dispararam e chegaram a 16,2%.
O Infobola, administrado pelo especialista em estatísticas de futebol Tristão Garcia, calcula a probabilidade do Atlético em 16%. O número aumenta caso o G7 vire G8 ou G9. Para isso, é necessário que Grêmio e Flamengo conquistem, respectivamente, a Libertadores e a Sul-Americana. A equipe carioca também precisaria se manter entre os primeiros colocados do Brasileirão; os gaúchos já estão garantidos entre os quatro primeiros.
Melhora na tabela
A melhora nos números se deve à conquista de três posições na tabela do Campeonato Brasileiro. A vitória fez com que o Atlético chegasse à oitava colocação, com 50 pontos - dois a menos que o Botafogo, que ocupa o sétimo lugar.
O time mineiro pode chegar ao G7 na próxima rodada se vencer o Grêmio. Para isso, o Atlético ainda depende de uma derrota do Botafogo.
Empate dos cariocas também pode colocar os comandados de Oswaldo de Oliveira na zona de classificação para a Libertadores. Para isso, é preciso que o Atlético tire três gols de saldo.
O sexto colocado Flamengo, que soma 53 pontos, também pode ser ultrapassado pelo time mineiro na próxima rodada. A possibilidade, entretanto, é pequena. Afinal, é preciso que os cariocas percam do Santos e o Atlético derrote o Corinthians. A diferença de nove gols de saldo é o principal empecilho.
O caminho
Teoricamente, o Atlético tem duas ‘pedreiras’ pela frente nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 17h (de Brasília), a equipe visita o campeão Corinthians, em Itaquera.
Apesar da dificuldade natural do jogo, um fator anima os mineiros: o fato de o time paulista já ter conseguido antecipadamente o objetivo de conquistar a taça da Série A. O primeiro jogo do Corinthians após o título, inclusive, foi uma derrota por 3 a 0 para o instável Flamengo.
Em seguida, o Atlético recebe o Grêmio, que iniciou a 36ª rodada como vice-líder. A equipe gaúcha não está totalmente focada no Brasileirão. Afinal, as partidas da decisão da Copa Libertadores contra o Lanús-ARG serão nas duas próximas quartas-feiras. Será a chance de o clube alvinegro garantir a vaga na Libertadores.
Probabilidade de vaga na Libertadores
De acordo com o departamento de matemática da UFMG
- Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Santos e Cruzeiro (100%)
- Flamengo (91,4%)
- Botafogo (64,4%)
- Atlético (16,2%)
- Vasco (12,2%)
- Bahia (6,7%)
- Atlético-PR (5,4%)
- Chapecoense (3,6%)
- São Paulo (0,12%)
De acordo com o Infobola
- Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Santos e Cruzeiro (100%)
- Flamengo (88%)
- Botafogo (62%)
- Atlético (16%)
- Vasco (14%)
- Bahia (10%)
- Atlético-PR (6%)
- Chapecoense (4%)