
Ou seja, ao invés de G6, o Campeonato Brasileiro passou a ter G7, com os sete primeiros colocados se garantindo na Libertadores. Mas outros dois novos lugares podem ser abertos nos próximos dias. Esse fato seria favorável ao Atlético, que busca sua sexta participação seguida na competição.
O Grêmio, que está entre os seis primeiros colocados do Brasileiro (4º colocado, com 51 pontos), passou pelo Barcelona de Guayaquil e se classificou para a decisão da atual edição da Libertadores. O Tricolor gaúcho, que enfrentará o Lanús em busca de seu terceiro título abre mais uma vaga para os clubes brasileiros disputarem a Libertadores caso conquiste a competição.
O Brasileirão, porém, pode chegar a ter G9, com os nove primeiros colocados entrando na disputa do torneio internacional. Isso porque o Flamengo conseguiu, também nesta quarta-feira, um heroico empate com o Fluminense, por 3 a 3, e garantiu sua vaga na semifinal da Copa Sul-Americana. O time de Reinaldo Rueda enfrenta o vencedor do duelo entre Sport e Atlético Junior Barranquilla, que se enfrentam nesta quinta-feira.
Os dois clubes já disputaram a partida de ida, na Ilha do Retiro, no Recife, com vitória colombiana por 2 a 0. Agora, nesta quinta-feira, os pernambucanos tentam inverter a vantagem, jogando fora de casa. Caso o Flamengo, que está em sétimo lugar no Nacional, com 47 pontos, passe pela semifinal e, em seguida, garanta o título, abriria mais uma vaga para um brasileiro disputar a Libertadores. Isso não aconteceria caso o Sport ficasse com a vaga, já que o time nordestino ocupa a 15ª posição, com 35 pontos.